(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bombeiros continuam trabalho de rescaldo após incêndio em galpão na Pampulha

Técnicos da Defesa Civil também estão no local onde funcionava uma distribuidora de óleo lubrificante. Fogo e explosões levaram desespero a moradores e donos de empresas vizinhos


postado em 24/04/2017 09:26 / atualizado em 24/04/2017 11:58

Bombeiros voltaram ao local após o incêndio de grandes proporções e continuam usando água para resfriar o ambiente(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A PRESS)
Bombeiros voltaram ao local após o incêndio de grandes proporções e continuam usando água para resfriar o ambiente (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A PRESS)
Militares do Corpo de Bombeiros continuam, na manhã desta segunda-feira, a fazer um trabalho de rescaldo após controlarem um incêndio de grandes proporções que destruiu uma distribuidora de óleo lubrificante no Bairro São Francisco, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte. O fogo começou por volta das 13h de ontem e só foi controlado no início da noite.

A nuvem escura de fumaça que manchou o céu de Belo Horizonte deu a dimensão da gravidade do incêndio. Um quarteirão inteiro foi interditado para o combate às labaredas no galpão localizado na Rua Major Delfino de Paula. No chão, o óleo tomou conta da via – que segue fechada na manhã desta segunda-feira. A fiação elétrica também foi muito prejudicada. 

O imóvel ficou completamente destruído e o fogo se espalhou para dois galpões vizinhos, além de ameaçar residências e outros galpões. "Chegamos no local oito minutos após o Batalhão do Corpo de Bombeiros ter sido acionado. Primeiramente, foi feito isolamento da área e a retirada das pessoas. O combate aos rescaldos ainda está sendo feito", afirmou o chefe da Comunicação Organizacional do 3º Batalhão dos Bombeiros, tenente Ernando Coelho da Silva.

A corporação ainda afirmou que, no momento, está sendo feita a remoção do material danificado para que seja eliminada qualquer possibilidade de um novo incêndio. "O próximo passo é o resfriamento para que, em seguida, a Defesa Civil  comece o seu trabalho", afirma.  Uma operação montada por forças de segurança da capital levou pelo menos 17 viaturas e 61 militares do Corpo de Bombeiros ao local. As chamas começaram às 13h30 e só foram controladas por volta das 19h, quando o trabalho de rescaldo para evitar novos focos teve início.

Técnicos da Defesa Civil são esperados hoje para avaliar as condições de risco nas edificações, bem como a possibilidade de retorno dos moradores às suas casas. "Dependemos que o trabalho do  Corpo de Bombeiros e da perícia seja concluído para que a Defesa Civil faça a vistoria", afirma o técnico Marcelo Costa, da Defesa Civil. A corporação ainda informa que a corporação acompanhou representantes de um dos galpões atingindos para a retirarada de alguns pertences pessoais. Os danos ainda não foram apontados. "Agilizamos o processo para que a empresa não fique prejudicada e consiga retirar o necessário para tentar atuar em outro lugar", disse. 


Veja imagens do dia seguinte ao incêndio

Ver galeria . 12 Fotos Técnicos da Defesa Civil e militares do Corpo de Bombeiros estão no local para vistoria e finalização do rescaldo no imóvel incendiado no domingo Edésio Ferreira: EM/DA Press
Técnicos da Defesa Civil e militares do Corpo de Bombeiros estão no local para vistoria e finalização do rescaldo no imóvel incendiado no domingo (foto: Edésio Ferreira: EM/DA Press )


Até o fim da tarde já haviam sido usados pelos bombeiros cerca de 200 mil litros de água e 600 litros de líquido gerador de espuma, concentrado específico para conter a queima de combustíveis. Por causa da intensidade das chamas, famílias desesperadas tiveram que ser retiradas às pressas de suas casas, levando para a rua móveis, eletrodomésticos, documentos, animais de estimação e o que mais fosse possível. Comerciantes e empresários, donos de lojas e galpões de armazenamento no entorno também chegaram, avisados por vizinhos ou informados pelo noticiário, para conferir se o fogo havia chegado aos seus estabelecimentos. Alguns tiveram que retirar mercadorias às pressas e ainda se proteger de tentativas de saque.


Visivelmente nervosos, temiam pelo avanço das chamas e, consequentemente, por prejuízo. Em meio ao pânico, moradores relatavam a situação de perigo a que estão constantemente expostos, por serem vizinhos de galpões onde são armazenados produtos inflamáveis, como óleo, borracha, papel e plástico.

O trânsito foi interditado no quarteirão da Rua Major Delfino de Paula onde fica o imóvel; nas ruas laterais Guimarães e Aveiro; e na de fundos, Caldas da Rainha. A ocorrência envolveu ainda o trabalho de policiais militares e guardas municipais e contou com o apoio de funcionários da Cemig e concessionárias de telefonia e TV a cabo, a postos caso fosse necessário intervir na fiação.

Mesmo depois de horas de combate, ainda era comum ouvir explosões no interior do imóvel. De acordo com o chefe da Comunicação Organizacional do 3º Batalhão dos Bombeiros, tenente Ernando Coelho da Silva, ainda não é possível afirmar qual foi a causa do incêndio. Ele explicou que a ocorrência será apurada pelo Companhia de Prevenção e Vistorias da corporação.

Veja um vídeo do fogo



De acordo com o tenente, a fiscalização para funcionamento desse tipo de empresa é de responsabilidade de vários órgãos, sendo de competência dos bombeiros averiguar as situações relacionadas a incêndios. Ele explica que o estabelecimento deve ter, entre outras exigências, um Projeto de Prevenção e Combate, para garantir a segurança das pessoas que trabalham no local, bem como dos vizinhos. “No caso deste incêndio, ainda não temos informação se a empresa tinha esse projeto, mas tudo será verificado”, disse. Ninguém ficou ferido. Até o início da noite de ontem, o fogo que havia atingido três imóveis estava confinado a um único ponto do galpão de óleo lubrificante.

Entre os moradores que ficaram amedrontados, a auxiliar administrativo Maria da Penha de Abreu, de 33 anos, que mora na Rua Guimarães, 2.361, tinha um motivo especial. Ela não estava em casa quando o fogo começou e foi alertada por um vizinho. Além dos pertences pessoais, a grande preocupação era com o cão Fred, mas ele já havia sido retirado por vizinhos quando o incêndio começou.

Lorrayne Santos de Souza, de 20, moradora da Rua Guimarães, também temia pelo seu animal de estimação e sua moradia. Ela estava na casa de uma amiga quando soube do incêndio e foi ver o que estava acontecendo. O cachorro dela também já tinha sido retirado. Lorrayne está grávida de oito meses e todo enxoval do bebê está dentro da residência. “Não é raro ocorrer este tipo de problema aqui, pois tem muita empresa de produtos inflamáveis. Acho que deveria haver mais fiscalização. Esse tipo de problema coloca em risco a vida das pessoas e gera medo.”

Houve queixas também sobre a demora no socorro. De acordo com o motorista Wemerson Alves Rodrigues, de 41, as viaturas de combate de grande porte demoraram a chegar. “O fogo começou há mais de uma hora. Ligamos imediatamente para os bombeiros e PM e houve demora. Outro problema é que eles jogaram água em cima do óleo e o fogo se alastrou para o meio da rua, ameaçando os outros imóveis”, reclamou.

Ver galeria . 26 Fotos Bombeiros utilizam escada magirus para combater o incêndioSidney Lopes/EM/D.A.Press
Bombeiros utilizam escada magirus para combater o incêndio (foto: Sidney Lopes/EM/D.A.Press )


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)