(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PBH e Governo de Minas lançam campanha de vacinação contra gripe em BH

Processo de imunização teve início nesta segunda e vai até o dia 26 de maio. Expectativa é de 820 mil pessoas vacinadas na capital


postado em 18/04/2017 10:41 / atualizado em 18/04/2017 12:33

(foto: Jair Amaral: EM/DA Press )
(foto: Jair Amaral: EM/DA Press )
A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de BH lança nesta terça-feira na capital, a campanha de vacinação contra a gripe, juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Centro de Saúde Nossa Senhora Aparecida, Bairro São lucas, Região Leste de BH. 


Em 2017 o grupo prioritário para receber a vacina é composto por pessoas acima de 60 anos, crianças entre 6 meses e 4 anos, trabalhadores da área de saúde, gestantes, puérperas – em até 45 dias após o parto, portadores de doenças crônicas, presidiários e professores das redes pública e privada de ensino básico. 

Cidadãos acamados ou que moram em instituições de longa permanência, podem receber a vacina em casa. Para o benefício é preciso cadastro prévio até dia 24 de abril no portal de serviços da PBH, no Centro de Saúde de referência do paciente ou pelo telefone (31) 3277-7722. 

População faz fila no Centro de Saúde Nossa Senhora Aparecida para garantir a vacina(foto: Jair Amaral: EM/DA Press)
População faz fila no Centro de Saúde Nossa Senhora Aparecida para garantir a vacina (foto: Jair Amaral: EM/DA Press)
Para assegurar a imunização em massa, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que vai realocar 200 trabalhadores contratados para atuarem nos postos extras de vacinação contra a Febre Amarela, para reforçarem a campanha de vacinação contra a Influenza. Os servidores realocados podem atuar nas unidades fixas e, também, nas unidades volantes que atendem aos acamados e internos em instituições de longa permanência. 

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é de que 820 mil pessoas sejam imunizadas em BH, no período de 17 de abril a 26 de maio. Em 2016, durante a campanha de vacinação, 717 mil pessoas foram protegidas.  

Em Minas Gerais, no ano de 2016, foram 3,9 milhões de doses da vacina aplicadas, o que representou 95,3% da população imunizada. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a meta para 2017, é de proteção para 90% do público que faz parte dos grupos prioritários, o que representaria mais de 5 milhões de pessoas.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, em 2017 foram registrados 32 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza, sendo 5 pelo tipo B, 1 pelo tipo A/h1, 23 pelo tipo A/H3N2 e outros três pelo tipo A não subtipado. A faixa etária mais vulnerável aos casos são as pessoas acima dos 50 anos. Em 2016 foram diagnosticados no estado 1.059 casos, sendo 623 por A/H1N1. Ao todo 291 pessoas morreram em Minas Gerais por causa da doença em 2016. 
 

A GRIPE  


Causada pelo vírus Influenza, que afeta o sistema respiratório, a gripe pode trazer às pessoas contaminadas febre alta, dor de cabeça, prostração, espirro, coriza e tosse. A doença pode ser causada pelos vírus Influenza A, B e C. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, os vírus A e B apresentam maior importância clínica, devido aos altos indíces de diagnóstico da doença nas duas origens. 

O agravamento da doença pode levar o paciente a complicações graves e até a morte, se não for tratada em tempo hábil, principalmente pelos indivíduos que se enquadram nos quadros dr prioridades: crianças menores de cinco anos, gestantes, maiores de 60 anos, portadores de doenças crônicas não transmíssiveis e em condições clínicas especiais.

 

A transmissão da gripe pode ocorrer por secreção e por inalação de partículas de saliva infectada, o que é comuito comum em escolas, creches, ambientes fechados, meios de transporte coletivo e ambientes domiciliares. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), estimam que a influenza acometa de 5 a 10% dos adultos de 20 a 30% das crianças, causando 3 a 5 milhões de casos graves e cerca de 500.000 mil mortes.

O outono, estação que atua sobre o Brasil, é uma época onde os vírus da gripe são mais frequentes, devido às quedas de temperaturas principalmente nas Regiões Sul e Sudeste do país. Como prevenção, a Secretaria Estadual de Saúde recomenda mudança de hábitos como lavar as mãos com frequência e o antebraço após espirrar ou tossir.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)