(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Praça da Liberdade ganha alerta sonoro nos semáforos para deficientes visuais

Equipamentos já estão em cinco locais da cidade e também serão instalados no entorno do Mercado Central. Objetivo é garantir travessia segura


postado em 11/04/2017 09:48 / atualizado em 11/04/2017 10:17

Equipamentos vão facilitar a vida dos pedestres que andam pela Praça da Liberdade e tâm algum tipo de deficiência visual(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A PRESS)
Equipamentos vão facilitar a vida dos pedestres que andam pela Praça da Liberdade e tâm algum tipo de deficiência visual (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A PRESS)
Depois de a BHTrans instalar dispositivos sonoros para travessia de deficientes visuais nos semáforos de pedestres da Praça Sete, no Hipercentro de Belo Horizonte, os mesmos aparelhos também foram colocados em sinais da Praça da Liberdade, no Bairro Funcionários, Centro-Sul da capital mineira.

De acordo com a empresa que faz a gestão do trânsito e dos transportes em BH, os equipamentos foram colocados nos sinais do eixo da Avenida Brasil entre as avenidas Bias Fortes e Cristóvão Colombo e também nas travessias com semáforo da Rua Santa Rita Durão com a Avenida Cristóvão Colombo e da Rua da Bahia em frente ao Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

O aparelho é uma caixa amarela, fixada ao poste onde fica o semáforo. Ele emite sons em forma de bipe mais espaçados, momento em que a travessia pode ser feita pelo pedestre que não tem a visão. Quando o sinal começa a acelerar ele indica que o semáforo vai abrir para os carros e, portanto, não é mais possível atravessar com segurança.

Equipamento também já está funcionando na Praça Sete(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A PRESS)
Equipamento também já está funcionando na Praça Sete (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A PRESS)

Até agora, cinco lugares de Belo Horizonte já estão equipados com esses dispositivos. Além das praças Sete e da Liberdade, também existe a tecnologia na Avenida do Contorno com Avenida Augusto de Lima (Instituto São Rafael), Avenida Paraná com Rua dos Tamoios e Rua dos Tupis com Rua São Paulo. A próxima implantação será no entorno do Mercado Central, porém, ainda sem prazo definido.

Segundo a BHTrans, o Instituto São Rafael e o Movimento Unificado de Deficientes Visuais (Mudevi) trabalham em conjunto com a prefeitura para identificar locais onde é necessário colocar os avisos sonoros e também monitoram os resultados após a implantação, com o objetivo de sugerir melhorias, caso necessário.

Confira um vídeo produzido pela BHTrans que explica o funcionamento dos semáforos com alerta sonoro:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)