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Estado de Minas

Anel Rodoviário tem pelo menos quatro armadilhas que resultam em acidentes

Se­quên­cia de aci­den­tes evi­den­cia pe­ri­go cons­tan­te em pe­lo me­nos qua­tro tre­chos da ro­do­via, que têm pro­ble­mas estruturais. Pre­fei­to pro­põe a mu­ni­ci­pa­li­za­ção da es­tra­da


postado em 07/04/2017 06:00 / atualizado em 28/03/2019 14:45

Trânsito intenso no Viaduto São Francisco, um dos gargalos da estrada(foto: Ramon Lisboa/EM/DA Press)
Trânsito intenso no Viaduto São Francisco, um dos gargalos da estrada (foto: Ramon Lisboa/EM/DA Press)
Pas­sa­do um dia do gra­ve aci­den­te ocor­ri­do na ma­nhã de quar­ta-fei­ra, o Anel Ro­do­vi­á­rio que li­ga BH à Re­gi­ão Me­tro­po­li­ta­na, re­gis­trou mais um en­ga­ve­ta­men­to on­tem, des­ta vez no km 470, no sen­ti­do Rio de Ja­nei­ro, pró­xi­mo ao Bair­ro Car­los Pra­tes, en­vol­ven­do qua­tro veí­cu­los de passeio. Não hou­ve fe­ri­dos, mas o aci­den­te vol­tou a as­sus­tar mo­ra­do­res de Be­lo Ho­ri­zon­te e re­gi­ão me­tro­po­li­ta­na e a ex­por as mui­tas ar­ma­di­lhas da rodovia. Além do km 470 e da des­ci­da do tre­vo do Be­tâ­nia, na Re­gi­ão Oes­te da ca­pi­tal, um tre­cho de seis qui­lô­me­tros on­de 20 veí­cu­los se en­vol­ve­ram nu­ma co­li­são anteontem, dei­xan­do seis pes­so­as fe­ri­das, das quais duas gra­ve­men­te, e oca­si­o­nan­do o fe­cha­men­to da via, ou­tros dois pon­tos pre­o­cu­pam a Po­lí­cia Mi­li­tar Ro­do­vi­á­ria (PMRv). Em co­mum, to­dos têm pro­ble­mas es­tru­tu­rais, que se ar­ras­tam ao lon­go dos 27,5 qui­lô­me­tros da ro­do­via, se­gun­do o te­nen­te Pe­dro Hen­ri­que Bar­rei­ros, co­man­dan­te do po­li­ci­a­men­to do Anel. Pa­ra ten­tar re­sol­ver o pro­ble­ma e aca­bar com um ci­clo de aci­den­tes e mor­tes, o pre­fei­to de BH, Ale­xan­dre Ka­lil, le­van­tou on­tem a pos­si­bi­li­da­de de as­su­mir a ges­tão do trecho.

“Fa­ze­mos vá­ri­os pro­je­tos e pa­tru­lha­men­to edu­ca­ti­vo, pre­ven­ti­vo e de fis­ca­li­za­ção, se­ja em dia de chu­va, se­ja com sol es­cal­dan­te, mas che­ga num pon­to em que o que se pre­ci­sa é de obras”, afir­ma o te­nen­te Barreiros. “O Anel foi cons­truí­do há 50 anos, pa­ra um de­ter­mi­na­do nú­me­ro de veí­cu­los e de pes­so­as, e não acom­pa­nhou a evo­lu­ção da cidade. Há pon­tos por on­de pas­sam mais de 160 mil veí­cu­los por dia e que se tor­na­ram ca­mi­nho de mo­to­ris­tas que que­rem evi­tar o trân­si­to dos bair­ros, além de ser pas­sa­gem pa­ra São Pau­lo, Rio de Ja­nei­ro, Es­pí­ri­to San­to e Brasília. Ou se­ja, é uma ro­do­via ur­ba­na”, res­sal­ta o comandante.

Ele ci­ta três pon­tos crí­ti­cos da via, on­de há gran­de nú­me­ro de aci­den­tes por cau­sa de um es­trei­ta­men­to brus­co da pista. “São três fai­xas, que de re­pen­te mu­dam pa­ra du­as, oca­si­o­nan­do fre­na­gens re­pen­ti­nas e co­li­sõ­es”, ex­pli­ca o policial. Um des­ses tre­chos é o km 536, pró­xi­mo à saí­da pa­ra a Ave­ni­da Ama­zo­nas, no Bair­ro Ma­dre Ger­tru­des, na Re­gi­ão Oeste. Cer­ca de um qui­lô­me­tro an­tes do aces­so a um dos prin­ci­pais cor­re­do­res da ca­pi­tal, de­bai­xo da li­nha fér­rea, há um es­trei­ta­men­to bru­tal da pista.

Em ho­rá­rio de pi­co, cau­sa en­gar­ra­fa­men­tos até a via do Mi­né­rio, dei­xan­do a si­tu­a­ção do tre­vo do Be­tâ­nia ain­da mais de­li­ca­da, pois os car­ros pa­ra­dos for­mam uma es­pé­cie de bar­rei­ra pa­ra quem des­ce em di­re­ção ao Es­pí­ri­to Santo. A pis­ta pas­sa de três pa­ra du­as fai­xas de ro­la­men­to re­pen­ti­na­men­te tam­bém no km 470, no Bair­ro Car­los Pra­tes, na Re­gi­ão No­ro­es­te de BH. O ter­cei­ro pon­to on­de os mes­mos pro­ble­mas se re­pe­tem é o km 465, no Bair­ro São Fran­cis­co, na Pampulha.

GESTÃO DA PBH
As obras que nun­ca sa­em do pa­pel po­dem ca­ir nas mã­os do po­der mu­ni­ci­pal se de­pen­der da Pre­fei­tu­ra de Be­lo Ho­ri­zon­te (PBH). On­tem, o pre­fei­to Ale­xan­dre Ka­lil (PHS) re­a­giu e cri­ti­cou du­ra­men­te a fal­ta de açõ­es pa­ra so­lu­ção do problema. Ka­lil dis­se que acei­ta as­su­mir a ges­tão do Anel, que ho­je é fei­ta pe­lo De­par­ta­men­to Na­ci­o­nal de In­fra­es­tru­tu­ra de Trans­por­tes (Dnit), des­de que o ór­gão fe­de­ral re­pas­se o di­nhei­ro que tem em seu or­ça­men­to pa­ra as reformas. Ape­sar da fa­la do pre­fei­to, a as­ses­so­ria de im­pren­sa do Dnit em Mi­nas Ge­rais in­for­mou que es­se as­sun­to, “quan­do e se for tra­ta­do”, se­rá em con­ver­sa en­tre o pre­fei­to e o mi­nis­tro dos Trans­por­tes, Mau­rí­cio Quin­te­lla Les­sa, si­na­li­zan­do que es­sa me­di­da não é tão simples.

“Ti­ve­mos uma reu­ni­ão pa­ra tra­tar de ou­tro as­sun­to com a di­re­to­ria do Dnit aqui na prefeitura. Fui pro­cu­ra­do por eles. A PBH acei­ta­ria as­su­mir a res­pon­sa­bi­li­da­de so­bre o Anel Ro­do­vi­á­rio des­de que a ver­ba que já es­tá alo­ca­da pa­ra o Dnit se­ja re­pas­sa­da pa­ra a via. Que nós to­ma­rí­a­mos con­ta e ten­ta­rí­a­mos as­su­mir a res­pon­sa­bi­li­da­de do Anel, por­que es­sa car­ni­fi­ci­na tem que aca­bar”, dis­se o prefeito.

Pa­ra Ka­lil, o Anel não po­de ser con­si­de­ra­do uma ro­do­via, uma vez que já es­tá to­tal­men­te in­te­gra­do ao am­bi­en­te urbano. “Nós sim­ples­men­te dis­se­mos o que nós dis­se­mos na campanha. O que acon­te­ce em Be­lo Ho­ri­zon­te é res­pon­sa­bi­li­da­de de Be­lo Horizonte. Tem que es­tar ao nos­so alcance. Não quer di­zer que aqui tem nin­guém mais in­te­li­gen­te que ninguém. O que nós va­mos fa­zer é ten­tar ar­ru­mar, por­que do jei­to que es­tá nós já te­mos cer­te­za de que es­tá errado. En­tão, (já) que es­tá ab­so­lu­ta­men­te er­ra­do, ma­tan­do, ma­chu­can­do to­do dia du­as, três ve­zes por se­ma­na, pe­lo me­nos nós po­de­rí­a­mos fa­zer uma ten­ta­ti­va de me­lho­rar o ca­os que é, por­que ali não é o Anel, ali já é uma ave­ni­da ur­ba­na”, acrescentou.

Por fim, Ka­lil ain­da adi­an­tou que é ne­ces­sá­rio atu­ar prin­ci­pal­men­te no gar­ga­lo que an­te­on­tem pro­vo­cou um con­ges­ti­o­na­men­to que che­gou ao Bair­ro Be­tâ­nia (Oes­te de BH) e aca­bou se trans­for­man­do em uma bar­rei­ra pa­ra o ca­mi­nhão que fi­cou sem freio. “Es­sa car­ni­fi­ci­na tem que acabar. Pe­lo vis­to na­da é fei­to, na­da é colocado. Nós sa­be­mos que tem que alar­gar al­gu­mas áre­as de es­tran­gu­la­men­to que são os pon­tos crí­ti­cos”, completou.

Tam­bém por meio de no­ta, o Mi­nis­té­rio dos Trans­por­tes in­for­mou que não cons­ta so­li­ci­ta­ção de mu­ni­ci­pa­li­za­ção do trecho. E acres­cen­tou que, a prin­cí­pio, “qual­quer tre­cho ro­do­vi­á­rio que es­te­ja sob ju­ris­di­ção des­te mi­nis­té­rio po­de ser trans­fe­ri­do a ou­tro en­te fe­de­ra­do (es­ta­do ou mu­ni­cí­pio), res­sal­va­dos fa­to­res li­mi­tan­tes co­mo con­tra­tos de con­ces­são ou de­le­ga­çõ­es em vi­gor, en­tre ou­tros”.
(foto: Arte/Paulinho Miranda)
(foto: Arte/Paulinho Miranda)

A ten­ta­ti­va de ti­rar o Anel da res­pon­sa­bi­li­da­de do go­ver­no fe­de­ral e dar uma so­lu­ção à sé­rie de aci­den­tes não é nova. Em 2009, pro­je­to de lei che­gou a ser apro­va­do em se­gun­do tur­no na Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de BH au­to­ri­zan­do a mu­ni­ci­pa­li­za­ção do Anel. Na cam­pa­nha de 2010, o en­tão can­di­da­to à re­e­lei­ção ao go­ver­no de Mi­nas Aé­cio Ne­ves (PS­DB) tam­bém pro­pôs dei­xar a ro­do­via a car­go do estado.


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