(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vân­da­lo que pichou Museu da Inconfidência, em Ou­ro Pre­to, con­ti­nua sol­to

Pichação foi feita há dois meses na lateral do prédio do século 18, uma das instituições mais importantes do país


postado em 07/04/2017 06:00 / atualizado em 07/04/2017 08:02

Câ­me­ras de se­gu­ran­ça da ins­ti­tui­ção re­gis­tra­ram o mo­men­to do ato, po­rém, a ima­gem mos­trou ape­nas a per­na de uma pes­soa(foto: Beto Novaes/EM/DA Press)
Câ­me­ras de se­gu­ran­ça da ins­ti­tui­ção re­gis­tra­ram o mo­men­to do ato, po­rém, a ima­gem mos­trou ape­nas a per­na de uma pes­soa (foto: Beto Novaes/EM/DA Press)
Exa­tos dois me­ses após a pi­cha­ção do Mu­seu da In­con­fi­dên­cia, em Ou­ro Pre­to, na Re­gião Cen­tral, a po­lí­cia ain­da não tem in­for­ma­ção so­bre a iden­ti­da­de do vân­da­lo que es­cre­veu com spray as pa­la­vras Pa­tri­mô­nio da Hu­ma­ni­da­de Eli­tis­ta na la­te­ral do pré­dio do sé­cu­lo 18. “Es­ta­mos con­fian­tes de que o res­pon­sá­vel se­rá en­con­tra­do. É uma si­tua­ção mui­to gra­ve e, do jei­to que es­tá, não po­de fi­car”, diz o di­re­tor do mu­seu, Rui Mou­rão. Na tar­de de on­tem, por te­le­fo­ne, do Rio de Ja­nei­ro, on­de se en­con­tra­va, Mou­rão ex­pli­cou que vai pro­cu­rar no­va­men­te o de­le­ga­do re­gio­nal Ro­dri­go Bus­ta­man­te, en­car­re­ga­do da in­ves­ti­ga­ção, pa­ra ver o an­da­men­to do ca­so. “A po­lí­cia es­tá fa­zen­do for­ça pa­ra lo­ca­li­zar o pi­cha­dor. O ca­so es­tá an­dan­do, é pre­ci­so pu­ni­ção”, afir­mou.


Con­si­de­ra­do uma das ins­ti­tui­ções mais im­por­tan­tes do país, o Mu­seu da In­con­fi­dên­cia, vin­cu­la­do ao Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Mu­seus (Ibram), foi al­vo de pi­cha­ção na ma­dru­ga­da de 6 de fe­ve­rei­ro. Câ­me­ras de se­gu­ran­ça da ins­ti­tui­ção re­gis­tra­ram o mo­men­to do ato, po­rém, a ima­gem mos­trou ape­nas a per­na de uma pes­soa. Pa­ra evi­tar no­vas in­ves­ti­das, no­vos equi­pa­men­tos fo­ram ins­ta­la­dos. Na se­quên­cia, foi fei­ta a lim­pe­za, com ma­te­rial doa­do por um em­pre­sá­rio de São Pau­lo. “Fi­cou ab­so­lu­ta­men­te lim­po. Des­de en­tão, não ocor­reu mais na­da aqui”, dis­se Mou­rão.

Na ma­nhã da ocor­rên­cia que re­vol­tou a po­pu­la­ção e vi­si­tan­tes, o di­re­tor do mu­seu dis­se ao Es­ta­do de Mi­nas ser pre­ci­so “pren­der” o res­pon­sá­vel pe­la su­jei­ra dei­xa­da no pré­dio do In­con­fi­dên­cia, o se­gun­do mu­seu fe­de­ral mais vi­si­ta­do do país, com 150 mil pes­soas/ano, atrás ape­nas do Mu­seu Im­pe­rial, de Pe­tró­po­lis (RJ). Na sua ava­lia­ção, o ca­so era se­me­lhan­te ao da Igre­ja de São Fran­cis­co de As­sis, na Pam­pu­lha, em Be­lo Ho­ri­zon­te, igual­men­te al­vo de pi­cha­ção. As­sim co­mo o Cen­tro His­tó­ri­co da Pam­pu­lha, que de­tém o con­jun­to ar­qui­te­tô­ni­co mo­der­no, o Cen­tro His­tó­ri­co de Ou­ro Pre­to é re­co­nhe­ci­do co­mo Pa­tri­mô­nio Cul­tu­ral da Hu­ma­ni­da­de, tí­tu­lo con­ce­di­do em 1980 pe­la Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das pa­ra a Edu­ca­ção, a Ciên­cia e a Cul­tu­ra (Unes­co).

HIS­TÓ­RIA Em tex­to so­bre o Mu­seu da In­con­fi­dên­cia, Rui Mou­rão, que es­tá na di­re­ção da ins­ti­tui­ção há 42 anos, es­cre­veu: “Rom­pen­do tra­di­ção que vi­nha dos tem­pos do rei­na­do bra­si­lei­ro de Dom João VI, o Mu­seu da In­con­fi­dên­cia foi o pri­mei­ro a se ins­ta­lar fo­ra da fai­xa li­to­râ­nea do país. A cria­ção de­cor­reu de uma ação po­lí­ti­ca. Em 1936, o pre­si­den­te Ge­tú­lio Var­gas, que pla­ne­ja­va a im­plan­ta­ção da di­ta­du­ra do Es­ta­do No­vo, re­sol­veu se for­ta­le­cer jun­to à po­pu­la­ção, apre­sen­tan­do-se co­mo de­fen­sor de uma das nos­sas tra­di­ções mais sen­sí­veis. Pro­mo­veu o re­pa­tria­men­to dos res­tos mor­tais dos in­con­fi­den­tes con­de­na­dos a de­gre­do na Áfri­ca, on­de se en­con­tra­vam se­pul­ta­dos. As ur­nas fu­ne­rá­rias, na sua che­ga­da, fi­ca­ram lon­ga­men­te ex­pos­tas à vi­si­ta­ção pú­bli­ca no Rio de Ja­nei­ro. As­si­na­do o de­cre­to 965, de 20/12/1938, de cria­ção do mu­seu, a trans­fe­rên­cia das os­sa­das pa­ra Ou­ro Pre­to con­tou com o acom­pa­nha­men­to de Var­gas. (…) O go­ver­no de Ge­tú­lio Var­gas man­dou vir os ori­gi­nais do 7º vo­lu­me dos Au­tos de De­vas­sa, que con­tin­ha a sen­ten­ça con­de­na­tó­ria de Ti­ra­den­tes e duas tra­ves da for­ca em que pen­deu o már­tir da In­con­fi­dên­cia na Pra­ça da Lam­pa­do­sa”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)