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Estado de Minas

Estação Ferroviária de Simplício é restaurada em Além Paraíba

Inaugurado em 1871, terminal está pronto para ser um dos principais pontos de parada do Trem Turístico Rio Minas, que deverá circular entre Cataguases (MG) e Três Rios (RJ)


postado em 04/04/2017 06:00 / atualizado em 04/04/2017 07:27

Restauração está pronta e trabalho descobriu tesouro histórico do chamado ciclo do café(foto: Marcelo Gatti/Furnas/Divulgação)
Restauração está pronta e trabalho descobriu tesouro histórico do chamado ciclo do café (foto: Marcelo Gatti/Furnas/Divulgação)
O trem da preservação do patrimônio cultural apita em Além Paraíba, na Zona da Mata, e põe parte importante da história local nos trilhos. Um dos principais monumentos do município, a Estação Ferroviária de Simplício, inaugurada em 1871 e localizada a cerca de 15 quilômetros da sede, foi totalmente restaurada por Furnas e está pronta para ser um dos principais pontos de parada do Trem Turístico Rio Minas, que deverá circular entre Cataguases (MG) e Três Rios (RJ).

De acordo com informações de Furnas, a recuperação da estação, que terá área de lazer e convivência, revelou ainda um tesouro histórico do chamado ciclo do café. Técnicos da empresa descobriram o maior conjunto arqueológico próximo à área da Usina Hidrelétrica de Simplício (RJ), de propriedade de Furnas: fragmentos de móveis, objetos de metal e cerâmica. Do conjunto de 38 áreas identificadas com itens históricos, 12 já foram analisados, classificados e inventariados e ficarão sob a guarda da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Conforme estudos, a edificação foi possível graças aos esforços do comendador Simplício para funcionar como posto de escoamento da produção cafeeira das fazendas da região. O conjunto arquitetônico é composto pelo prédio da estação, plataforma de embarque e desembarque e pelas ruínas do armazém, que fica do outro lado da linha férrea.

Para especialistas, a Estação de Simplício, originalmente denominada Conceição – o nome foi mudado em 1911 – tem a mesma importância da de Porto Novo e de Benjamin Constant (antiga Estação de Ouro Fino), já que as três foram inauguradas na mesma data, em 2 de agosto de 1871, e entregues ao tráfego em 6 de agosto do mesmo ano. Seriam elas, portanto, as terceiras estações mais antigas de Minas –. a pioneira é a de Chiador, inaugurada em junho de 1869, e a segunda a de Santa Fé (julho de 1869).


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