(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Derramamento de óleo diesel suspende captação de água no Rio Doce

Empresa responsável pelo abastecimento de água em Governador Valadares suspendeu captação em três estações. Em 2015, toneladas de rejeito de minério poluiu o rio


postado em 31/03/2017 20:13 / atualizado em 01/04/2017 11:16

Rio Doce ainda sofre com a poluição causada por rompimento de barragem(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Pres)
Rio Doce ainda sofre com a poluição causada por rompimento de barragem (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Pres)
As águas do Rio Doce voltaram a ficar poluídas, sem condições de captação para abastecimento, em Governador Valadares, a 311 quilômetros da capital, no Leste de Minas. O derramamento de 3 mil litros de óleo diesel levou a prefeitura, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a suspender a captação e em pelo menos dois distritos da cidade, o fornecimento de água será por meio de caminhões-pipa. Em novembro de 2015, depois do rompimento da Barragem de Fundão, da Samarco, o rio foi inundado de rejeito de minério de ferro, e o abastecimento no município ficou suspenso por sete dias.

Por meio de nota, a prefeitura de Valadares informou que o acidente ambiental desta sexta-feira foi em um posto de combustível no Bairro de Lourdes. A companhia de Polícia de Meio Ambiente e o Corpo de Bombeiros local estimaram o derramamento de 3 mil litros na rede pluvial. O combustível atingiu o Córrego Figueirinha, que deságua no Rio Doce, que também foi poluído pelo óleo.

Técnicos do Saae analisaram os riscos e decidiram por interromper preventivamente a captação em três Estações de Tratamento de Água (ETAs): as do Recanto dos Sonhos e São Vitor, na jusante do acidente, ou seja, na rota por onde o óleo vai escoar; e, por medida de precaução, a ETA Central, mesmo sua captação estando antes da rota do combustível.

A Polícia Ambiental, o Corpo de Bombeiros e técnicos da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) e da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) fizeram levantamentos sobre a evolução do derramamento do óleo na correnteza. Técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) são aguardados para ajudar nas ações para minimizar os impactos ambientais e apurar as responsabilidades.

Amostras da água foram recolhidas em três diferentes pontos do rio, para analisar qual o impacto que o óleo terá sobre a água e quais providências devem ser tomadas. Enquanto isso, a captação permanece suspensa, e a direção do Saae fez apelo à população para que economize água.

Caminhões-pipa vão levar água até os reservatórios dos distritos de São Vítor e Recanto dos Santos, que tiveram suspenso o abastecimento, em virtude do vazamento do óleo diesel. A expectativa é de que as análises da água sejam concluídas neste sábado, quando então terá uma previsão de normalização do sistema.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)