(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Homem tem teste de paternidade falsificado e deve ser indenizado por ex-companheira em BH

Na decisão da 6ª Vara Cível de Belo Horizonte, a juíza inocentou o laboratório que fez o exame


postado em 30/03/2017 16:36 / atualizado em 30/03/2017 19:22

Homem que teve paternidade atribuída em resultado de exame de DNA falsificado será indenizado pela ex-companheira em R$ 3 mil, após determinação da Justiça. Na decisão da 6ª Vara Cível de Belo Horizonte, a juíza inocentou o laboratório que fez o exame.

O processo começou quando o homem entrou com ação indenizatória contra a ex-companheira e o laboratório. Ele alegou que manteve com a mulher um rápido relacionamento amoroso e posteriormente ela o procurou dizendo que, do relacionamento, havia sido gerado um filho. Eles fizeram o exame de DNA para comprovar a paternidade.

De acordo com o homem, para retirar o resultado do exame, a mulher falsificou uma autorização com a assinatura dele e, assim, conseguiu ter acesso ao laudo do teste de paternidade. Ainda segundo o autor da ação, ela adulterou o laudo do laboratório fazendo constar, falsamente, que ele era o pai da criança.

Já o laboratório alegou que entregou os exames depois de tomar os devidos cuidados para confirmar a veracidade da documentação apresentada pela mulher, que parecia fidedigna. Ao analisar o processo, a juíza Célia Ribeiro considerou "não estar evidenciada a hipótese de negligência que tenha facilitado ou propiciado a concretização da fraude por parte do laboratório".

Para ela, "ainda que tomasse os cuidados necessários, seria impossível averiguar, de imediato, o engodo efetuado pela mulher, que gozava ainda de certa confiança frente aos funcionários do laboratório por ser considerada ainda parceira do homem". Assim, a juíza concluiu que a única responsável pelos danos morais foi a mãe da criança.

Ao estipular o valor da indenização, a juíza levou em conta que a mulher tem recursos financeiros escassos e que a fraude não causou grande repercussão, uma vez que foi descoberta antes que a criança fosse registrada ou mesmo que o homem se apegasse a ela.

RB


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)