(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Brigadistas são treinados para combater incêndios no Parque da Serra da Canastra

No ano passado, 87 mil hectares de vegetação do parque foram destruídos por incêndios. A área corresponde a 44% da área total da unidade de conservação


postado em 29/03/2017 21:15 / atualizado em 29/03/2017 22:28

Treinamento teve simulação de incêndios e testes psicológicos(foto: PNSC/ICMBio)
Treinamento teve simulação de incêndios e testes psicológicos (foto: PNSC/ICMBio)

Os incêndios provocaram a destruição de 87 mil hectares de vegetação do Parque Nacional da Serra da Canastra, localizado nas regiões Centro-Oeste e Sul de Minas, no ano passado. A área corresponde a 44% da unidade de conservação. Para tentar evitar a propagação das queimadas, 40 pessoas participaram do treinamento da formação de brigadistas. Esta foi a última etapa para a contratação da Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios do local.

O curso avaliou as condições física e psicológica dos candidatos. Eles passaram por simulações com situações semelhantes às que irão enfrentar no período de seca. Foram 50 horas entre atividades práticas e teóricas. Os candidatos também passaram por avaliação física e psicológica. O parque foi a primeira unidade de conservação federal a realizar o curso de formação neste ano.

A estratégia neste ano, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), é aproveitar transição da estação chuvosa para a estação seca para aplicar o manejo integrado do fogo na unidade de conservação. Entre as ações, está prevista a confecção de aceiros, que é uma faixa de terra limpa para evitar a propagação do fogo, em áreas estratégicas. A medida visa a reduzir resíduos de vegetação em locais considerados críticos. A operação vai proteger áreas sensíveis, como nascentes e campos de cerrado.

 

(RG) 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)