(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Limpeza de pichação da Igrejinha da Pampulha é adiada por causa da chuva

Fachada do templo projetado por Oscar Niemeyer foi pichada no dia 15. Limpeza estava programada para hoje, segundo o Iepha


postado em 28/03/2017 09:56 / atualizado em 28/03/2017 10:53

Ver galeria . 8 Fotos As inscrições 'perfeitaismo' ocupam uma área considerável da lateral da igreja que está virada para o Mineirão e MineirinhoEdésio Ferreira/EM/DA Press
As inscrições 'perfeitaismo' ocupam uma área considerável da lateral da igreja que está virada para o Mineirão e Mineirinho (foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press )
A limpeza da pichação na Igrejinha da Pampulha, em Belo Horizonte, vai depender da previsão do tempo dos próximos dias. Os trabalhos estavam marcados para esta terça-feira, mas foram adiados por conta da chuva, segundo o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).

O instituto informou, nesta terça-feira, que uma nova data será marcada, mas que vai depender das condições climáticas na capital. Segundo a meteorologia, a previsão é de chuva durante todo o dia, e a tendência é de que as áreas e instabilidade diminuam, deixando o tempo estável no fim de semana.

Depois de testes realizados na parede que foi pichada na noite de 15 de março, os técnicos chegaram a conclusão que a melhor solução para a limpeza é o uso do solvente aguarrás. Em março de 2016, quando foram pichados um painel de Candido Portinari (1903-1962) e pastilhas na lateral da igrejinha, projetada por Oscar Niemeyer (1907-2012), os técnicos optaram pelo uso de solvente naturais, e ao custo de R$ 8 mil o serviço.

Quase um ano depois do primeiro ato de vandalismo de 2016, dessa vez a palavra “perfeitaísmo” foi pichada duas vezes na lateral da obra projetada por Oscar Niemeyer. Guardas municipais que trabalhavam na região disseram que a pichação ocorreu entre 22h30 e 23h30 da noite do dia 15.

As pichações ocupam uma área  da lateral da igreja que está virada para o Mineirão e Mineirinho. Foram feitas, novamente, no painel de ladrilhos que dificultou bastante o trabalho de limpeza da primeira vez. Nessa ocasião, o painel de Cândido Portinari, que fica na parte de trás do monumento, não foi alvo da ação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)