(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Temporal traz risco de transbordamento do Ribeirão Arrudas, em BH

Há previsão de chuva forte na madrugada, com possibilidade também de inundação no entorno da Avenida Vilarinho. Motoristas e pedestres devem procurar rota alternativa à Avenida Tereza Cristina e à Vilarinho


postado em 27/03/2017 19:44 / atualizado em 27/03/2017 22:56

Ribeirão Arrudas atingiu 50% de sua capacidade na noite desta segunda-feira(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Ribeirão Arrudas atingiu 50% de sua capacidade na noite desta segunda-feira (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
O nível do Córrego Ferrugem, em Contagem, na Grande BH, subiu com a chuva da noite desta segunda-feira, chegando a 80% de sua calha, trazendo de volta o medo de inundação, como a que houve recentemente. O córrego deságua, na divisa da cidade com Belo Horizonte,  no Ribeirão Arrudas, que também transborda, alagando a Avenida Teresa Cristiana, na altura do Bairro Madre Gertrudes, Oeste da capital.

Equipes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec-BH) e BHTrans foram para o local para a interdição da via, já que a previsão de pancadas de chuva segue até a madrugada.

Houve alertas de risco de inundação também no Venda Nova, na Avenida Vilarinho. De acordo com o vistoriador Maurício Campos, da Comdec-BH, no começo da noite houve pancadas de chuva que trouxeram ameaças de alagamentos nas duas vias e, por isso, foi montado um esquema de monitoramento.

Moradores do entorno da Av. Tereza Cristina foram alertados dos riscos(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Moradores do entorno da Av. Tereza Cristina foram alertados dos riscos (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Na Teresa Cristina, a preocupação era de que, subindo as águas, a avenida pudesse ser rapidamente fechada ao trânsito de veículos, para evitar os problemas do último dia 19, quando houve carros arrastados. “Os moradores próximos à área de risco já estão em alerta. Agora, estamos atentos à possibilidade de que volte a chover forte, que o Arrudas saia do leito novamente. Se ocorrer, vamos interditar a via antes que fique alagada”, explicou.

Até às 20h, o Córrego do Ferrugem tinha atingido 80% de sua capacidade, e o Arrudas, 50% no ponto de encontro entre os dois.

A educadora Maria Celeste, vice-diretora da Escola Municipal Virgílio Melo Franco, em Contagem, procurou os vistoriadores da Defesa Civil para ter informação sobre o risco de transbordamento do córrego e do ribeirão. "Os alunos estão preocupados com a possibilidade de inundação. Vim saber como estava, pois se complicar vamos encerrar as aulas mais cedo", disse a vice-diretora, também integrante do Núcleo de Alerta de Chuva (NAC).

Depois de cerca de três horas de alerta, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec-BH) tranquilizou motoristas e pedestres, já que na Teresa Cristiana e Vilarinho houve registro de recuo no volume de água e a situação já não oferecia risco.

 

(RG)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)