(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Funcionários de tradicional padaria de BH entram em greve nesta sexta-feira

Padeiros, caixas, balconistas, sushimen, confeiteiros e pessoal da limpeza estão uniformizados na porta da Padaria Vianney. Eles reivindicam folga aos domingos


postado em 24/03/2017 14:02 / atualizado em 24/03/2017 21:22

Padaria está localizada na Rua dos Aimorés, no Bairro Funcionários(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
Padaria está localizada na Rua dos Aimorés, no Bairro Funcionários (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)

Os funcionários de uma das padarias mais renomadas da Região Centro-Sul de Belo Horizonte cruzaram os braços nesta sexta-feira. Desde as 6h, padeiros, caixas, balconistas, sushimen, confeiteiros e pessoal da limpeza estão uniformizados na porta da Padaria Vianney, na Rua dos Aimorés, no Bairro Funcionários. Eles reivindicam folga aos domingos. Para atender a lei, apenas 10% dos empregados estão trabalhando.

Os empregados explicam que, segunda-feira, o dono informou que os domingos livres seriam reduzidos. De acordo com eles, a jornada de trabalho é de seis dias por semana, com uma folga fixa entre segunda e sexta. Os fins de semana são dias normais de expediente. Para folgar um domingo, era necessário trabalhar dois seguidos. A padaria funciona todos os dias da semana, das 6h às 23h. No início desta semana, as regras mudaram: agora, terão de trabalhar cinco domingos seguidos, para ter um livre.

“Falaram que é regra do sindicato, mas procuramos o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Panificação (Sitipan) e o Ministério Público do Trabalho que nos informaram que uma mudança dessas só pode ser feita com a anuência dos empregados. E ninguém concorda com isso”, contou uma funcionária, que preferiu não se identificar. No início da tarde desta sexta, um grupo de aproximadamente 40 pessoas espera reunião com o proprietário.

A reportagem ligou para a Vianney, mas não conseguiu contato com a responsável pelo marketing.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)