(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Movimento contrário à construção de barragens protesta na sede da Cemig, em BH

Segundo informações do Movimento dos Atingidos por Barragens, a intenção do ato é pressionar o Governo do Estado


postado em 13/03/2017 12:08 / atualizado em 13/03/2017 12:42

(foto: MAB/ Divulgação )
(foto: MAB/ Divulgação )
Cerca de 300 pessoas do Movimento dos Atingidos por Barrragens - MAB em Minas Gerais ocupam nesta manhã de segunda-feira a sede da CEMIG, no Bairro Santo Agostinho, na Região Cnetro-Sul de Belo Horizonte.

O ato faz referência ao Dia internacional da luta contra as barragens, pelos rios, pela água e pela vida, marcado para esta terça-feira. O número de integrantes no ato foi informado pela coordenação do Movimento.

Segundo informações do Movimento dos atingidos por barragens, a ocupação visa pressionar o Governo do Estado a atender os pedidos da população que é atingida pela construção de usinas hidrelétricas.

Ainda de acordo com o movimento, uma barragem de responsabilidade da CEMIG têm causado danos às populações dos municípios de Irapé, no Vale do Jequitinhonha, e de Aimorés, na Região Leste do estado.

O Movimento dos atingidos por barragens alega que os cidadãos destes municípios que vivem no nível abaixo das barragens convivem, diariamente, com água contaminada, extinção de peixes e agricultura improdutiva.

Segundo Thiago Alves, da Coordenação Estadual do MAB, a ocupação pressiona, além do Governo do estado, a Assembleia Legislativa. “Hoje viemos dar nosso recado para o Governo de Minas Gerais, que até hoje não atendeu a pauta dos atingidos por barragens. Incluímos também a Assembleia Legislativa, pois anteprojeto de lei que institui a Política Estadual dos atingidos por barragens e outros empreendimentos, foi o único do executivo a não ser aprovado pela casa. Precisamos saber quais os interesses que envolvem a não garantia dos direitos dos atingidos por barragens no Estado”, afirmou.

A CEMIG informou que o presidente da Companhia já está reunido com as lideranças do Movimento e que até o fim do dia ocorrerá um pronunciamento em nota.

Seminário sobre Gestão de Risco de Desastres


O Corpo de Bombeiros, em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão e o Gabinete Militar do Governador, irá promover na próxima quinta-feira - 16/03, o 4º Seminário Internacional - Gestão do Risco de Desastres. A intenção do evento é problematizar a capacidade que os municípios atingidos por desastres apresentam para se reconstruir.


A corporação informa ainda que durante o seminário serão promovidos debates, além da apresentação de painéis sobre a Defesa Civil e Proteção.  O evento terá início às 14h, no auditório JK, da Cidade Administrativa. 

 

 

 

 

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)