(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Papa Francisco nomeia bispo auxiliar para a Arquidiocese de Belo Horizonte

Monsenhor Vicente de Paula Ferreira é natural de Alegre (ES) e tem 46 anos, sendo 25 de vida religiosa


postado em 08/03/2017 14:35 / atualizado em 08/03/2017 21:22

Monsenhor Vicente de Paula Ferreira nasceu em Alegre, no Espírito Santo(foto: Divulgação )
Monsenhor Vicente de Paula Ferreira nasceu em Alegre, no Espírito Santo (foto: Divulgação )
O papa Francisco nomeou bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, nesta quarta-feira, o monsenhor Vicente de Paula Ferreira. Natural de Alegre (ES) e com 46 anos, sendo 25 de vida religiosa, o novo bispo auxiliar é graduado em filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje). Doutor em ciência da religião e com estágio pós-doutoral em teologia, o monsenhor é formador dos estudantes redentoristas de teologia, em Belo Horizonte, e autor de várias obras. Pertence à Sociedade de Estudos Psicanalistas de Juiz de Fora (MG).

O arcebispo metropolitano de BH, dom Walmor Oliveira de Azevedo, agradeceu ao sumo pontífice. “Nosso agradecimento ao papa Francisco por nomear monsenhor Vicente para ser bispo auxiliar na Arquidiocese de Belo Horizonte. Todos nós o acolheremos com muita alegria, na certeza de que sua presença missionária muito contribuirá para os trabalhos de evangelização em nossa amada Arquidiocese”.

Monsenhor Vicente fez sua profissão religiosa na Congregação Redentorista, no Rio de Janeiro, em 1992, e foi ordenado presbítero em 1996. Foi promotor vocacional, formador, vigário paroquial, participou de importantes trabalhos missionários e, por quase uma década, foi provincial da congregação.

O monsenhor Vicente de Paula Ferreira será ordenado bispo em 27 de maio, às 10h, na Igreja São José (Rua Tupis, 164, Centro de Belo Horizonte).

Veja a mensagem do monsenhor Vicente de Paula Ferreira enviada à Arquidiocese de Belo Horizonte

“Saudações em Cristo Redentor!

O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para anunciar a boa nova aos pobres” (Lc 4, 18)

Prezado Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte, caros bispos auxiliares, padres, diáconos, religiosos, religiosas, seminaristas, colaboradores, autoridades civis, povo de Deus, Igreja da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Quando fui informado pela Nunciatura Apostólica que o Santo Padre Francisco havia me nomeado como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, fiquei surpreso e imediatamente disse a Jesus que aceitaria como condição de servir ainda mais. Pedi o auxílio da graça divina, sem a qual será impossível levar adiante tão importante missão. Por isso, saúdo-vos com o coração livre. Quero ajudar, com alegria, no pastoreio da Arquidiocese de Belo Horizonte, parcela da Igreja de Jesus Cristo tão significativa. Admiro muito o dinamismo pastoral e vitalidade de tanta gente envolvida com a construção do Reino de Deus, nesse grande e belo horizonte. Se, por um lado, pesa saber das responsabilidades que terei pela frente; por outro, estou feliz porque tenho certeza de que serei acolhido por um povo fortemente hospitaleiro. Bênçãos!

Completo 25 anos de Vida Religiosa na Congregação Redentorista. Deixei minha família, em Araraí, Alegre, ES quando tinha 14 anos e, a partir daí, pertenci a essa outra comunidade maravilhosa que é a Província do Rio, Minas e Espírito Santo. Nela fui Promotor Vocacional, Formador, Vigário Paroquial, participei de vários trabalhos missionários itinerantes e fui Provincial por quase uma década. Deixar esse grupo missionário não é tarefa fácil. Nele moldei minha vida humana e cristã. Tenho a memória agradecida, sobretudo, pelo amparo que recebi quando foi preciso superar fragilidades e pela espiritualidade redentorista, parte inseparável de mim. Peço-lhes que rezem por mim e, humildemente, conto com o apoio de todos, sobretudo nesse inusitado tempo de travessias.

Trago na bagagem um coração desejoso de contribuir e ao mesmo tempo de aprender com vocês. Já morei em Belo Horizonte por cinco anos, quando estudei Teologia. Mas a história naquela época era bem diferente. No início de 2015, retornei para a Comunidade dos Estudantes de Teologia Redentoristas, como formador. Portanto, há dois anos tenho tido a oportunidade de conhecer um pouquinho mais essa grande metrópole que é a capital mineira. Como missionário, conservo um espírito profundamente encantado pela diversidade de nossas culturas, sobretudo quando elas nascem da criatividade dos pobres, na busca pela fraternidade, nesse mundo tão complexo.

Agradeço a dom Walmor Oliveira, Arcebispo de Belo Horizonte, pela confiança que deposita em mim. Creio que o pedido para que eu fosse seu Auxiliar, manifesta uma grande admiração pela Congregação Redentorista, principalmente nesse leste brasileiro, que ele bem conhece. Alegro-me muito por ter sido escolhido pelo Papa Francisco, pastor maior que sempre teve minha mais profunda admiração e adesão. Espero que consiga, em cada escolha de meu novo ministério, ecoar seus pedidos por uma Igreja comprometida com as feridas da contemporaneidade.

Enfim, por saber da importância que a Igreja São José tem para a Província e para a Arquidiocese de Belo Horizonte, ela foi escolhida como espaço litúrgico para minha ordenação que será dia 27 de maio, às 10h, tendo como bispo ordenante Dom Walmor. Será um momento privilegiado de ação de graças e de contato inicial com vários de vocês. Ficarei muito feliz com a sua presença. Que Santo Afonso e Nossa Senhora da Piedade intercedam por todos nós.

Fraternalmente,

Monsenhor Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)