(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Juiz de Fora intensifica vacinação após confirmação de morte de macaco por febre amarela

Dos seis animais encontrados mortos na cidade da Zona da Mata, os exames em um deles confirmaram a doença. Sete medidas foram disparadas pela administração municipal para prevenir a ocorrência de casos humanos


postado em 07/03/2017 11:44 / atualizado em 07/03/2017 12:16

Vacinação foi intensificada na maior cidade da Zona da Mata, para prevenir possíveis casos humanos da doença(foto: Carlos Mendonça/Prefeitura de Juiz de Fora/Divulgação)
Vacinação foi intensificada na maior cidade da Zona da Mata, para prevenir possíveis casos humanos da doença (foto: Carlos Mendonça/Prefeitura de Juiz de Fora/Divulgação)
A Prefeitura de Juiz de Fora, na Zona da Mata, confirmou que um dos seis macacos encontrados mortos na cidade teve febre amarela. A situação coloca a cidade na lista dos municípios mineiros com registro de epizootia, nome dado às mortes de primatas. Dessa forma, já são 92 cidades com esse tipo de ocorrência. O último balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), publicado na sexta-feira passada, trazia 91 municípios que tiveram epizootia confirmada. Nova atualização no informe epidemiológico de todo o estado está prevista para esta terça-feira.

Segundo a Prefeitura de Juiz de Fora, a confirmação da febre amarela em um dos macacos mortos na cidade disparou sete medidas que estão sendo intensificadas na cidade. Apesar disso, não foram registrados casos suspeitos de febre amarela humana na cidade.

As principais medidas são a intensificação da vacinação, com a solicitação de 200 mil doses, e o controle vetorial com apoio do Exército Brasileiro para combate do Aedes aegypti, que em ambientes urbanos também pode transmitir a febre amarela.

Além disso, foi enviado um comunicado ao Hemominas para preparação em caso de transfusão de sangue, leitos de retaguarda estão sendo disponibilizados, a rede de atendimento municipal está sendo organizada para receber possíveis casos, e a relação da prefeitura com autoridades do meio ambiente está sendo estreitada. Gerentes e enfermeiros das unidades de saúde também vão passar por treinamento para atualização dos protocolos dos cartões de vacina.

Das 200 mil doses da vacina contra a febre amarela solicitadas pela prefeitura, 70 mil já chegaram à cidade e estão sendo distribuídas nas unidades de atenção primária à saúde, além do Pronto Atendimento Médico (PAM/Marechal) e departamentos da Criança, do Adolescente e do Idoso. Um ponto extra de vacinação também será estruturado.

Em todo o estado já foram notificados 1.063 casos suspeitos de febre amarela, sendo 260 confirmados e 57 descartados. Entre os casos confirmados estão 99 mortes, mas outros 82 óbitos seguem em investigação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)