(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bispo auxiliar de BH é nomeado pelo Papa Francisco arcebispo coadjutor de Montes Claros

Dom João Justino de Medeiros Silva enviou mensagem ao arcebispo de Montes Claros e e à comunidade católica da cidade


postado em 22/02/2017 11:17 / atualizado em 22/02/2017 13:24

Dom João Justino em sua ordenação a bispo auxiliar de BH, em 2012(foto: Arquidiocese de Belo Horizonte/Divulgação)
Dom João Justino em sua ordenação a bispo auxiliar de BH, em 2012 (foto: Arquidiocese de Belo Horizonte/Divulgação)
O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira como novo arcebispo coadjutor de Montes Claros, Norte de Minas, dom João Justino de Medeiros Silva, de 50 anos, que, até então, era bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, função que assumiu em fevereiro de 2012. Ele é natural de Juiz de Fora, onde foi ordenado padre em 1992.

"Acolhi com serenidade e disposição missionária o envio da Igreja: “Sai” de Belo Horizonte e “vai” para Montes Claros. Com fé, respondo: Eis-me aqui. Envia-me para dar testemunho da luz", declarou o novo arcebispo coadjutor em mensagem enviada ao arcebispo  de Montes Claros, dom José Alberto Moura. "Com especial gratidão à Arquidiocese de Belo Horizonte, na pessoa de seu arcebispo Metropolitano, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, que me acolheu como bispo auxiliar, olho para Montes Claros com o coração cheio de esperança: uno-me, agora, a todos para juntos trilharmos os caminhos nessa centenária Igreja", completou.

O novo arcebispo coadjutor de Montes Claros dirigiu a saudação também aos padres, diáconos, agentes de pastorais, ministros da eucaristia, catequistas e demais integrantes da comunidade católica da cidade. "Vou de coração aberto para escutar cada um de vocês. Quero acolher todas as pessoas, primeiras destinatárias da minha missão. Vou de mãos estendidas para somar minhas forças às de vocês na ação evangelizadora", disse. " Sigo com a disposição para caminhar junto com dom José Alberto Moura e com toda a Igreja de Montes Claros, na comunhão e na fraternidade", acrescentou. A posse dele ainda não foi marcada.

Dom João Justino  também encaminhou mensagem a dom Walmor Oliveira, em que ressalta o "aprendizado" que teve durante sua atuação na Capital. "Ao ser anunciada, hoje, minha nomeação como arcebispo Coadjutor de Montes Claros, vem logo em meu coração o sentimento de gratidão por tudo o que vivi e aprendi nestes cinco anos de ministério episcopal. Servir ao Povo de Deus na Arquidiocese de Belo Horizonte, como bispo auxiliar, foi uma enorme dádiva para que eu compreendesse de modo profundo os horizontes da missão da Igreja", afirmou dom João Justino.

"A minha gratidão se estende, especialmente, à Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade, onde pude acompanhar bem de perto a vida das comunidades na atenção ao clero e aos leigos. Em todos os lugares por onde passei sempre fui muito bem acolhido e ouvido. Na memória agradecida guardarei as melhores lembranças da generosidade, da benevolência e da hospitalidade fraterna das pessoas da Rensp, como carinhosamente chamamos a Região Episcopal", declarou o líder católico.

TRAJETÓRIA Dom João Justino Medeiros  Silva foi ordenado padre em 13 de dezembro de 1992, em  Juiz de Fora.  Em 21 de dezembro de 2011, ele foi nomeado pelo papa Bento XVI como bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e a ordenação episcopal aconteceu em 11 de fevereiro de 2012. Dom João Justino de Medeiros Silva é doutor  em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma. Também  é  graduado em  Ciências Sociais e em Pedagogia. Arquidiocese de Juiz de Fora, foi Vigário


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)