(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Saída de blocos de carnaval sem itinerário definido desafia trânsito e segurança em BH

Desfile de grande bloco em pleno horário de pico, hoje, no Centro de BH, põe à prova a organização montada para o que promete ser o maior carnaval da história da cidade


postado em 22/02/2017 06:00 / atualizado em 23/02/2017 10:27

Bloco da prevenção entrou na avenida ontem para anunciar a distribuição de 1 milhão de preservativos nos desfiles e em pontos estratégicos da capital durante o carnaval(foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press)
Bloco da prevenção entrou na avenida ontem para anunciar a distribuição de 1 milhão de preservativos nos desfiles e em pontos estratégicos da capital durante o carnaval (foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press)
Belo Horizonte abre alas hoje à noite para o desfile dos grandes blocos de carnaval e se prepara para ver nos próximos dias multidões cruzando ruas e avenidas importantes da cidade. Mas o sinal verde começa com um alerta: está marcada para as 19h – horário de pico – a concentração do bloco Chama o Síndico, que promete reunir dezenas de milhares de pessoas em pleno cruzamento das avenidas Afonso Pena e Brasil, no Bairro Funcionários, Região Centro-Sul da capital. O desfile, primeiro a expor problemas de organização do trânsito às vésperas do carnaval no ano passado, quando veículos ficaram ilhados por foliões, será mais um teste para o que a cidade terá pela frente neste ano. A aglomeração vai colocar à prova o esquema operacional montado pela Prefeitura de BH e demais intituições envolvidas na retaguarda da festa. Apesar do esforço das autoridades em aprimorar a estrutura e condições de segurança, organizadores afirmam que a cidade ainda está aprendendo a lidar com a questão. Exemplo disso é que ontem um dos maiores blocos da capital, o Baianas Ozadas, anunciou mudança no tradicional percurso feito há quatro anos. Na próxima segunda-feira (27), não mais sairá da Praça da Liberdade, passando pela Avenida João Pinheiro, já que o trajeto não comporta o deslocamento do trio elétrico contratado, com oito metros de altura.


Produtora do Baianas Ozadas, Polly Paixão explica o motivo da mudança. Ela afirma que desde quando começou a divulgação do carnaval, o grupo informou à prefeitura de que um trio muito grande seria contratado para o desfile. “Todos os anos a gente programa um trio imaginando um público, que é sempre maior; depois, temos muitas reclamações de pessoas que não ouviram a música durante o desfile. Neste ano, vamos resolver esse problema com um trio elétrico enorme e com toda a banda tocando em cima dele. Mas a Avenida João Pinheiro não tem estrutura para ele passar. Seria necessário arrancar placas, fiação e semáforos, além de fazer a poda das árvores”, disse.

Ainda segundo a produtora, a saída da Praça da Liberdade sempre foi tradição e motivo de orgulho para o grupo, pelo valor do espaço para a cidade. “Mas, infelizmente, tivemos que abrir mão para conseguir oferecer às pessoas um espetáculo mais bonito, mais completo. O trio já estava sendo negociado e vínhamos avisando à prefeitura, que faria a poda das árvores. Mas quando chegaram as dimensões do veículo, vimos que não seria possível manter o trajeto, porque seriam necessárias outras providências. Acredito que a cidade está aprendendo a fazer carnaval. Não só as autoridades, mas também os blocos, porque essa cultura aqui ainda é muito nova”, afirma.

Após essa avaliação, o grupo traçou, em conjunto com a Belotur, Corpo de Bombeiros e outros órgãos, o novo percurso, que tem concentração às 9h, na Avenida Afonso Pena, altura do número 1.394, em frente ao Automóvel Clube, no Centro. De lá, o grupo sai às 10h e segue até a Praça Sete, passa pela Avenida Amazonas e chega à Praça da Estação. “Fizemos uma nova reunião na noite de segunda, com outras propostas, inclusive para não ter impacto na área hospitalar, e vimos que essa foi a melhor opção”, disse Polly Paixão.

De dentro do que promete ser o maior carnaval da história de BH, quando a cidade deve reunir cerca de 2,4 milhões de foliões, e já de olho no futuro da festa, a produtora acredita que a capital mineira tem um trabalho desafiador pela frente. “Todo ano temos que atuar com uma estimativa de crescimento, ver o que deu errado e preparar uma estrutura maior. A cidade tem poucas vias que atendem a essa necessidade. Acredito que no futuro vamos precisar inclusive de vias adaptadas em relação a fiações, semáforos e placas. A prefeitura vem trabalhando muito para melhorar a estrutura, mas esses são desafios próprios da dimensão que o carnaval alcançou.”

Já a prefeitura garante que todo o planejamento está traçado para a organização do carnaval. De acordo com a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), desde a época do credenciamento dos blocos todas as informações de trajeto, estimativa de público e outras haviam sido repassadas, e toda a estrutura de fechamento de vias, segurança, instalação de banheiros químicos, atendimento médico de urgência, entre outros, foi planejada para cada bloco. Por meio de sua assessoria de imprensa, a empresa informou que parte dos blocos não quer que a divulgação do trajeto seja feita com antecedência, porque gostam de informar na véspera. “Mas já vínhamos trabalhando com isso há muito tempo e durante várias reuniões. Esses percursos não chegam de surpresa”, informou o órgão.

Bota camisinha na sua fantasia


Um milhão de preservativos e 60 mil cartilhas com orientações sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) serão distribuídos durante o Carnaval em Belo Horizonte. A ação faz parte das estratégias de saúde montadas pela prefeitura para atender à população durante a festa. O que se busca, segundo o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, é conscientizar os foliões para o sexo seguro. Nesta semana, a distribuição será nos restaurantes populares e no terminal rodoviário. Durante o carnaval, a mobilização vai ocorrer em blocos e no desfile das escolas de samba.

De acordo com o secretário, de janeiro a setembro do ano passado, a capital registrou 550 novos casos de infecção por HIV e cerca de 2.700 casos de sífilis. Atualmente, 10 mil pessoas estão em tratamento de Aids na capital. Os exames para diagnóstico das duas infecções e também das hepatites B e C podem ser feitos nos 150 centros de saúde e também nos centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs). O mais recente, inaugurado na Rua Caetés, 528, no Centro, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações sobre os testes rápidos, que ficam prontos em 35 minutos, podem ser obtidas pelo telefone (31) 3246-7007. A capital conta ainda com cinco serviços especializados em infectologia (SAEs), próprios ou contratados, para o atendimento e acompanhamento de pessoas vivendo com HIV e outras ISTs.

(foto: Guilherme Paranaíba/EM/DA Press - 4/2/16)
(foto: Guilherme Paranaíba/EM/DA Press - 4/2/16)

Quarta-feira de brasas

 


Na quarta-feira anterior ao carnaval de 2016, com o trânsito fechado na Afonso Pena inicialmente apenas no sentido rodoviária, foram vários os carros e ônibus ilhados na pista contrária (foto), em meio à multidão que tomou conta dos dois sentidos da via enquanto o Chama o Síndico desfilava. A organização do bloco disse ter sentido falta de uma ação prévia mais abrangente da BHTrans, mas tanto a empresa quanto a Belotur argumentaram que foi necessário agir em tempo real, diante do aumento do número de pessoas que compareceram à festa. Inicialmente, a previsão oficial era de que apenas um sentido da Afonso Pena seria suficiente para abrigar a multidão, o que se revelou uma avaliação equivocada. Policiais relataram também que se depararam várias vezes com pessoas que não sabiam como iriam embora ou onde passava determinada linha de ônibus.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)