(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PM vai intensificar operações policiais para combater incêndio a ônibus

Durante reunião com sindicatos, corporação também prometeu "estreitar a relação com os integrantes da categoria". Sindicatos se dizem satisfeitos com proposta


postado em 20/02/2017 17:39 / atualizado em 20/02/2017 22:54

A onda de ataques e incêndios criminosos a ônibus continua a mobilizar os sindicatos. A ação criminosa, que tem deixado moradores assustados, foi o tema de uma reunião nesta segunda-feira. O diretor jurídico e membros dos Sindicatos dos Rodoviários de BH, Contagem, Betim e o assessor de Inteligência do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte se reuniram com comandante da 1ª Região da Polícia Militar, coronel Winston, para discutir o problema. Chega a 22 o número de ônibus incendiados na Grande BH, sendo 13 somente na capital. A possibilidade de paralisação não é descartada por um dos sindicatos.

A insegurança dos motoristas e cobradores em trabalhar, o receio de aumento desse tipo de crime durante o período de carnaval e a dificuldade dos motoristas em apontar os suspeitos quando a PM realiza abordagens a coletivos foram uma das principais pautas levantadas pelos sindicatos. Por meio de nota, a corporação informou que medidas já tem sido tomadas e que vai “intensificar ainda mais as operações policiais, estreitar a relação com os integrantes da categoria para que apontem os pontos com maior vulnerabilidade, que os representantes da categoria reúnam com outras autoridades que possam colaborar com a redução desses crimes, como exemplo: Pessoal do legislativo, Polícia Judiciária.”

 

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Belo Horizonte informou que ficou satisfeito com as soluções apresentadas pela PM, mas não descarta a possibilidade de paralisação, caso o problema não seja combatido. “A partir do momento em que a linha não oferecer segurança necessária para o operador, o sindicato organizará uma paralisação para chamar a atenção dos riscos para motoristas e passageiros. Mas, a PM garantiu que todas as providencias estão sendo tomadas”, disse a assessor Luciano Gonçalves.

A paralisação ocorreria, principalmente, durante a noite. Porém, a medida prejudicaria a população e, por isso, deve ser reavaliada. Já a direção do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte informou, por meio de nota, que “a direção do sindicato manifestou convicção quanto ao sucesso das medidas anunciadas.” Questionados sobre a possibilidade de paralisação, a assessoria não soube informar.

O Comandante da 1ª RPM informou que “nem todos os casos de queima de ônibus não estão correlacionadas umas com as outras, que está envidando esforços para aumentar a segurança aos ônibus coletivos de Belo Horizonte, por meio de abordagens e operações. Que várias prisões estão sendo feitas pela PM, porém os suspeitos são soltos rapidamente e continuam na rua agindo.” A PM não soube informar o número de suspeitos presos e apreendidos durante as operações.

Audiência


O tema vai ser motivo para uma audiência pública na Câmara de BH. A decisão foi tomada, na última quinta-feira, em reunião da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário. A audiência está marcada para 22 de fevereiro, às 10h, no Plenário Helvécio Arantes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)