(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Betim e Contagem terão vacinação hoje contra a febre amarela

Nas duas cidades da RMBH foi registrado um caso de macaco morto pela doença


postado em 11/02/2017 09:41 / atualizado em 11/02/2017 13:46

Fila em um posto de Contagem para vacinação(foto: Edésio Ferreira/Em/DA Press)
Fila em um posto de Contagem para vacinação (foto: Edésio Ferreira/Em/DA Press)
Postos de saúde de Betim e Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), estarão abertos hoje até às 17h para vacinação contra a febre amarela.

As duas cidades registraram, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, a morte de um macaco, cada uma, pela doença. Também foi confirmada a morte de um animal na região de Venda Nova, na capital mineira.


Em Contagem, três postos nos bairros Canadá, Fonte Grande e Santa Helena e um no centro da cidade, na rua Bernardo Monteiro, 135, estarão abertos até às 17h para aplicação das doses.

Desde a manhã, centenas de pessoas fizeram uma fila na entrada dos postos para receber a dose.

Durante a semana, 50 mil doses foram enviadas a Contagem. Neste sábado, a expectativa é de aplicação de pelo menos 4,5 mil doses.

O tempo de espera para receber a vacina no posto do Centro é de cerca de 2h30, já que somente 10 funcionários atendem a população (cinco aplicam a vacina e cinco foram deslocados para preencher o cartão de vacinação).

Muitas pessoas que já tomaram as duas doses foram novamente ao posto para se vacinar, o que é desncessário, pois a imunização já está garantida.

Em Betim, no bairro Petrovale, o posto de saúde da rua Peru 191, também vai funcionar até as 17h. A fila no local é um  pouco menor, e o tempo de espera tem sido de 1h30. Duas técnicas aplicam as doses, enquanto duas preenchem os cartões de vacinação.

As vacinações estão sendo feitas nas regiões onde os animais foram encontrados mortos e que são consideradas áreas de maior atenção pela Vigilância Sanitária.

No estado  já foram notificados 987 casos humanos de febre  amarela, com 163 mortes suspeitas e 68 confirmadas.

A reportagem do Estado de Minas conversou com infectologistas e primatologistas para entender a disseminação da doença, que já fez vítimas fatais no estado.

Um vídeo que mostra explicações para o surto da doença foi compartilhado por centenas de pessoas. Para a internauta Lívia Pimenta, as explicações são bastante didáticas e mostram o desequilíbrio do meio ambiente. 


Contraindicações da vacina de febre amarela

- Menores de 6 meses

- Idosos acima de 60 anos

- Grávidas

- Mulheres que amamentam crianças até 6 meses

- Pacientes com tratamento de câncer

- Pessoas imunodeprimidas


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)