(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rei Momo recebe as chaves de BH e abre oficialmente carnaval

Este ano, 130 novos blocos desfilam, em programação que começa neste sábado


postado em 11/02/2017 06:00 / atualizado em 11/02/2017 08:20

Agito que ocorria em locais fechados começa hoje a ganhar as ruas, que até o fim da folia devem receber 2,4 milhões de pessoas(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press )
Agito que ocorria em locais fechados começa hoje a ganhar as ruas, que até o fim da folia devem receber 2,4 milhões de pessoas (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press )

Agora é para valer. O carnaval do calendário começa só daqui a duas semanas, mas Belo Horizonte já está oficialmente sob o reinado da folia, abrindo alas para uma festa que promete reunir multidões até 1º de março. Na tarde de ontem, o Rei Momo de 2017, Rafael Eduardo José Geraldo, recebeu das mãos do prefeito Alexandre Kalil as chaves da cidade, marcando a abertura oficial da festa. “Teremos um grande carnaval. Queremos que todos se divirtam, que a cidade fique alegre, gere encomia, alegria e orgulho”, disse Kalil. Depois de vários dias de ensaios abertos, vários blocos saem às ruas hoje, de manhã e à tarde (veja quadro), antecipando um grito de carnaval que tradicionalmente era dado pela Banda Mole, um sábado antes do feriado.

A estimativa da Belotur/Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) é reunir, neste primeiro carnaval da atual gestão cerca de 2,4 milhões de pessoas, das quais 500 mil turistas. O movimento mostra que a cidade quer alegria e diversão em todos os sentidos. “Saio em todos os blocos, pois gosto muito da folia. Carnaval é tempo de fazer um ritual de luz, com muitas cores, alegria e brilho”, acredita o ator e bailarino Tiago Gambogi, de 40 anos, que já está no clima e gosta de se fantasiar de forma criativa.
Tiago Gambogi curte se fantasiar e não quer perder um só dia da folia(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press )
Tiago Gambogi curte se fantasiar e não quer perder um só dia da folia (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press )

Nos blocos, a ordem é arrastar multidões e fazer um carnaval, de forma “saudável e segura”, conforme o idealizador e cantor do Baianas Ozadas, Geo Cardoso. Ele convida para a festa hoje, das 10h às 13h, no Centro Mineiro de Reciclagem de Resíduos, na Rua Belém, 40, esquina com Avenida dos Andradas. Para mostar que folia rima com solidariedade, parte da renda da festa será revertida para a Santa Casa, na campanha Abrace a Santa Casa.

O presidente do bloco Quando Come se Lambuza, Christiano Ottoni, recebeu muitos belo-horizontinos animados na quadra da Escola de Samba Cidade Jardim, e vê as diferenças entre antes e depois de 2009, quando houve a explosão do carnaval de rua em Belo Horizonte, com a ocupação de espaços da cidade à revelia do poder público. “Os blocos cresceram, as ruas ficaram lotadas, daí a necessidade de maior estrutura por parte da Belotur”, disse Christiano.

Para elevar ainda mais o espírito carnavalesco que tomou conta da cidade, vários monumentos da capital serão enfeitados com adereços elaborados com material reciclado. Batizado de Decora BH, o projeto da Belotur conta com curadoria do artista mineiro Leo Piló, especialista em reaproveitamento e uso de materiais não convencionais. Os adereços serão confeccionados nas oficinas ministradas por Piló de segunda a quarta-feira da semana que vem.

NÃO SE PERCA
Carnaval é diversão, liberdade, mas é bom se orientar. A PBH lançou uma ferramenta importante para ajudar a vida dos cerca de 2,4 milhões de foliões que são esperados na cidade: um aplicativo para celular já disponibilizado pela Belotur. O programa para dispositivos móveis concentra as informações de todos os blocos de rua cadastrados e desfiles, além dos detalhes da apresentação das escolas de samba, blocos caricatos e palcos especiais. E mais: conta com a possibilidade de criação de um roteiro e disponibilização do cronograma escolhido por cada folião nas redes sociais.

Outra novidade é que, mediante parceria firmada com patrocinadores, será instalado no Centro da capital um escorregador de 200 metros, aberto ao público, com a possibilidade de atender mais de 3,5 mil pessoas por dia. Ônibus gratuitos também estarão de volta este ano, passando de 14 para 20 veículos. Eles não vão transitar apenas pela Avenida do Contorno. Como existe a característica de descentralização da festa de BH, coletivos personalizados também vão percorrer trechos que ainda estão sendo definidos fora da Contorno.


SEGURANÇA O Corpo de Bombeiros informa que faz os últimos ajustes no planejamento para a Operação Carnaval 2017 na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os focos serão a prevenção contra incêndio e pânico nos eventos de Carnaval, prevenção aos afogamentos e aos acidentes de trânsito. Na definição das ações foram realizadas reuniões com Belotur, Polícia Militar e BHTrans, para atuação de forma integrada. Quanto ao número de militares, a previsão é de que as equipes que atendem às ocorrências diárias, cerca de 180 bombeiros, tenham um reforço de militares da área administrativa e alunos de cursos de formação. A Polícia Militar ainda não fechou detalhes de sua operação.

O presidente da Belotur, Aluizer Malab, destaca os números superlativos do carnaval de BH, que terá 130 blocos desfilando pela primeira vez. No total, serão 416 desfiles, com 350 grupos. Além disso, haverá o tradicional desfile de escolas de samba e blocos caricatos, com montagem de arquibancadas na Avenida Afonso Pena, no Centro. Conforme publicado no Diário Oficial do Município (DOM), a Belotur abriu inscrições para escolas e blocos que participarão dos desfiles oficiais. O prazo para os interessados termina terça-feira.

DESFILE DE BLOCOS

HOJE
9h – Desblocados – na Rua Moeda, no Bairro Santa Inês, a partir das 9h
12h – Tchanzinho Zona Norte – Concentração na Praça Manoel dos Reis Filho,
            no Bairro Jaraguá
12h – Carnaflora – Rua José Soares 134, no Bairro Floramar, a partir das 12h
12h – Mais Feliz que Pinto no Lixo – Rua Catanduva 380, no
           Bairro Renascença, a partir das 12h
12h –Me Malte de Prazer – Rua Major Lopes, 400, no Bairro
          São Pedro, a partir das 12h
13h – Lavô, Tá Novo, na Praça Comendador Negrão de Lima, 244,
           no Bairro Floresta, a partir das 13h
14h – Carnasoul BH, na Rua Santa Catarina, 64, no Centro, a partir das 14h
15h – Diga Não ao Toco, e Diga Sim para Mim – Rua Passa Tempo,
           no Bairro Carmo, a partir das 15h
16h – São Loucos – Rua Juiz da Costa Val, no Bairro São Lucas, a partir das 16h
17h – Lora – Avenida Fleming 700, no Bairro Ouro Preto, a partir das 17h

PARA CURTIR

HOJE
13h – Visita da Corte Momesca, formada por Rafael Eduardo José Geraldo
(Rei Momo), Marilene Luíza Lopes Pereira (rainha) e a princesa Natália Moreno
Local: Praça Dino Barbieri, na Pampulha
Horário: 13h

Projeto Deguste, na Praça Dino Barbieri, na Pampulha
10h – Música, gastronomia e cerveja artesanal
Das 10h às 14h – ensaio do Bloco Atrás do Jacaré
17h – Ensaio do Bloco Baião de Rua

Amanhã, na Praça Dino Barbieri, na Pampulha
10h – Música, gastronomia e cerveja artesanal
Das 10h às 17h: Feira Eco Ações Unidas ( arte, cultura e artesanato)

Três perguntas para...

Aluizer Malab
Presidente da belotur

A infraestrutura para o carnaval ainda é um desafio. O que foi feito para atender melhor aos foliões?

Houve avanços em logística, principalmente em geomapeamento, para facilitar o atendimento durante os desfiles dos blocos. Será possível, durante o carnaval, verificar todos os detalhes nas ruas, inclusive as áreas de enchente, onde está o hospital mais próximo, a mobilidade, policiamento e outros. Há um grupo de trabalho que estará monitorando tudo no Centro de Operações montado na sede da BHTrans.

Quais as novidades?

Este será, com certeza, o maior carnaval da história de Belo Horizonte. Porém, o mais importante não é ser o maior, é ser o melhor. Desta vez, haverá 130 novos blocos desfilando. Teremos três palcos para shows, sendo um, novidade, na Rua Guaicurus, em frente ao Hotel Brilhante. Haverá um aplicativo com todas as informações para os foliões, o carnavalzinho para as crianças, no Parque Municipal, e muitas outras atrações.

A poucas horas do carnaval oficial de BH, dá um frio na barriga?
Sei que é uma grande responsabilidade organizar uma festa assim. Mas fui escoteiro e sei que é importante estar “sempre alerta”. O mais importante é haver organização, com o trabalho conjunto com a BHTrans e a Polícia Militar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)