(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeitura corta árvore infestada por besouro metálico no Santa Efigênia

Técnicos que participaram da ação mostraram exemplares do inseto e também da larva, que fazem estragos no tronco e nas raízes


postado em 08/02/2017 10:07 / atualizado em 08/02/2017 13:49

Trabalhadores a serviço da Prefeitura de Belo Horizonte fizeram, na manhã desta quarta-feira, o corte de uma árvore da espécie munguba que estava condenada por conta da infestação de um inseto conhecido como besouro metálico. O serviço, que já estava em andamento, faz parte de uma força-tarefa anunciada pela PBH para remover ou podar 50 exemplares ameaçados que estão na rota dos blocos de rua do carnaval de BH.

Hoje, o trabalho ocorreu na Rua dos Otoni, em frente ao número 126, Bairro Santa Efigênia, na porção do bairro que fica no perímetro da Avenida do Contorno. O coronel Waldir de Figueiredo, que é gerente operacional da Defesa Civil de BH, acompanhou os trabalhos e informou que essa é uma ação preventiva, já que existe um risco de desastre caso uma dos exemplares condenados caia em cima de uma multidão durante um desfile de carnaval.

“Nós temos exemplares em todas as regionais, mas principalmente os desfiles estarão concentrados na região central de Belo Horizonte, onde naturalmente será priorizada a intervenção nessas espécies”, afirma o membro da Defesa Civil.

Larva (à direita do galho) e besouro adulto (esquerda) impressionam pelo tamanho(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A PRESS)
Larva (à direita do galho) e besouro adulto (esquerda) impressionam pelo tamanho (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A PRESS)
As 50 árvores fazem parte de um grupo de 1,8 mil exemplares de munguba e paineira espalhadas por todas as regiões. Essas duas espécies são aquelas onde foi detectada uma explosão populacional do besouro metálico, inseto que pode medir até oito centímetros de comprimento e que possui uma carapaça brilhante.

A larva do animal escava uma galeria no tronco e nas raízes das árvores, enquanto o besouro adulto faz uma galeria de forma ovalada em direção à superfície do solo. Como as larvas destroem o sistema de raízes, as árvores ficam sem sustentação, caindo facilmente pela ação do vento.

O levantamento dos 1,8 mil espécimes que estão sendo monitoradas de perto foi possível graças ao inventário das árvores da capital, que mapeou 300 mil dos cerca de 480 mil exemplares da capital. O trabalho, interrompido em 2014 e atualmente sem contrato para continuação, abrangeu as regiões Leste, Oeste, Noroeste, Centro-Sul e parte da Pampulha.

Segundo Defesa Civil, exemplar da Rua dos Otoni poderia causar algum acidente durante a passagem de blocos de carnaval pela região(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A PRESS)
Segundo Defesa Civil, exemplar da Rua dos Otoni poderia causar algum acidente durante a passagem de blocos de carnaval pela região (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A PRESS)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)