(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Agentes penitenciários poderão registrar ocorrências nos presídios mineiros

Servidores do interior do estado passaram por treinamento na semana passada. Objetivo é liberar policiais militares para o patrulhamento ostensivo


postado em 01/02/2017 09:27 / atualizado em 01/02/2017 09:36

Treinamento contou com a participação de 30 agentes penitenciários do interior(foto: Seap/Divulgação)
Treinamento contou com a participação de 30 agentes penitenciários do interior (foto: Seap/Divulgação)
Agentes penitenciários de Minas Gerais já estão treinando os colegas do interior do estado para o preenchimento do Registro de Evento de Defesa Social (Reds), documento que é o antigo boletim de ocorrência.

A novidade vai possibilitar que os responsáveis pela segurança dentro dos presídios possam registrar ocorrências sem a necessidade da presença de policiais militares nesses locais, liberando esses homens e mulheres para o policiamento nas ruas, e também gerando economia com menos deslocamentos.

Segundo a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), os agentes do sistema prisional poderão registrar apenas ocorrências de ameaça, lesão corporal, dano, porte ilegal de arma branca, posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, uso e consumo de drogas, ingresso ilegal de rádio ou aparelho telefônico, tráfico de drogas e desacato.

Esses crimes são os que costumam acontecer dentro das cadeias e por isso houve um treinamento para 30 agentes de todo o interior de Minas, entre 23 e 27 de janeiro em Vespasiano, na Grande BH. Esses servidores serão os multiplicadores dos conhecimentos adquiridos em suas regiões de atuação. Nas regiões de Pouso Alegre (Sul de Minas) e Unaí (Noroeste) os agentes já começaram a treinar os colegas.

A expectativa da Seap é que a partir do segundo semestre deste ano todas as unidades prisionais do estado já estejam usando o Reds normalmente. Nos próximos meses o trabalho de capacitação para essa função, que é feito por funcionários da Seap, policiais militares e civis e bombeiros, será estendido aos presídios de BH e da região metropolitana.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)