(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Surto de febre amarela em Minas esvazia bancos de sangue do Hemominas

Reserva está negativa na Região Leste do estado, afetada pela doença, já que pessoas vacinadas não podem doar por quatro semanas


postado em 23/01/2017 17:03 / atualizado em 23/01/2017 21:17

A Fundação Hemominas registrou queda de mais de 50% nos bancos de sangue no hemocentro da Região Leste do estado. De acordo com a fundação, a escassez do estoque é comum para o período, por conta da ausência de doadores durante as férias de verão. Porém, este ano a situação se agravou, pois a ausência é ainda maior pelo surto de febre amarela na região.

 

As baixas atingem todos os tipos sanguíneos, sendo as mais expressivas: 'O' negativo (- 33,66%) e positivo (- 6,79%), 'A' negativo (- 19,31%), 'B' negativo (- 13,75%) e 'AB' negativo (- 32,65%). De acordo com a fundação, uma estratégia para suprir a carência dos estoques é fortalecer a captação em unidades da Hemominas que não têm surto de febre amarela para atender à demanda que surge nas regiões mais afetadas pela doença. Outra inciativa é incentivar que os doadores dos locais do surto realizem suas doações antes de tomarem a vacina contra a doença.

 

"É sempre importante que as pessoas, principalmente da região do surto, se vacinem. Mas, antes de se vacinarem, é preciso que compareçam a uma unidade e façam sua doação. Isto porque, após vacinadas, as pessoas ficam sem poder doar sangue por quatro semanas", explica Basques. 


Para ampliar a coleta de sangue em momentos de crise ou eventos de grande porte, a Fundação Hemominas recorre ao "Plano Relógio", que busca aumentar o estoque estratégico da fundação em 20%. Por ser perecível, o sangue deve ser continuamente coletado para composição de estoques disponíveis. O Plano Relógio organiza as unidades em grupos com metas estabelecidas por períodos determinados. As plaquetas podem ser usadas para transfusão até cinco dias após ser coletadas. Já as hemácias, a parte vermelha do sangue, podem ser aplicadas no máximo até 42 dias após a coleta. 


Contratação


A Fundação Hemominas abre, nesta terça e quarta-feira, das 9h às 16h30, chamamento público para contratação temporária e imediata de profissionais, justamente em virtude da Situação Emergencial gerada pelo surto de febre amarela.

Neste período, a instituição receberá currículos dos profissionais para atuar no hemocentro de Governador Valadares, como técnico de enfermagem, técnico de patologia clínica, auxiliar administrativo, farmacêutico bioquímico/biomédico e médico clínico com residência.

No hemocentro de Juiz de Fora, como técnico de enfermagem, técnico de patologia clínica. Em Montes Claros, os selecionados atuarão como técnico de enfermagem, técnico de patologia clínica, auxiliar administrativo, farmacêutico bioquímico/biomédico e médico clínico com residência. A contratação será por meio de contrato administrativo e por prazo determinado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)