(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Belo Horizonte registra três ataques a ônibus em quatro dias

Na madrugada desta sexta-feira, um veículo foi incendiado no Bairro Santa Terezinha, na Região da Pampulha. Motorista teve as mãos queimadas ao tentar apagar o fogo


postado em 20/01/2017 14:15 / atualizado em 20/01/2017 17:50

Uma série de ataques a ônibus preocupa as autoridades policiais em Belo Horizonte. Somente nesta semana, três veículos foram incendiados em diferentes regiões da cidade. Nesta sexta-feira, os criminosos atearam fogo em um coletivo no Bairro Santa Terezinha, na Pampulha. O motorista teve ferimentos nas mãos ao apagar as chamas. No boletim de ocorrência, a vítima contou que os vândalos falaram que a ação era em protesto a tensão vivida dos presídios do Brasil.

A ação dos criminosos aconteceu na madrugada desta sexta-feira na Avenida Altamira Avelino Soares. O condutor do veículo da linha 3503 A (Santa Terezinha/São Gabriel), de 47 anos, afirmou que seguia pela via por volta das 3h30 quando três homens entraram no ônibus. Segundo relatos do motorista os policiais, os invasores cobriram os rostos e foram para trás do coletivo.

Na parte traseira, jogaram gasolina pelos bancos e, em seguida, atearam fogo. De acordo com o boletim de ocorrência, o trio ordenou ao motorista que pegasse os pertences pessoais e deixasse o local. Também disseram que o ataque estava sendo realizado por causa das rebeliões nos presídios.

Ao notar que o grupo fugiu, o motorista voltou para o veículo e apagou as chamas com o uso de extintor de incêndio. Ele acabou tendo as mãos queimadas. A PM foi acionada e socorreu o homem para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Terezinha. A vítima recebeu atendimento e foi liberada.

Outros ataques

Esse foi o terceiro caso registrado em BH nesta semana. Na terça-feira, outra ocorrência foi registrada no Bairro Tupi, Região Norte de Belo Horizonte. O crime ocorreu por volta das 4h40 na Rua José Lins do Rego. O motorista contou que foi obrigado a desembarcar por dois homens que chegaram de moto. Logo em seguida, a dupla ateou fogo ao veículo. Ninguém ficou ferido. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidos.

No mesmo dia, outro veículo foi incendiado no Bairro Cachoeirinha, Região Nordeste. De acordo com a PM, por volta das 22h20, o veículo estava parado no ponto final, na Rua Coronel Figueiredo. O motorista disse que estava na calçada esperando o horário para começar uma nova viagem quando três homens se aproximaram.

O homem contou que eles desembarcaram de um Fox preto e estavam encapuzados, carregando galões de combustível. Eles mandaram o motorista se afastar e atearam fogo ao veículo. Os criminosos fugiram no mesmo veículo. De acordo com a PM, o motorista e outras pessoas que estavam no local conseguiram impedir que as chamas se alastrassem. Quando uma equipe do Corpo de Bombeiros chegou ao local, o incêndio já havia sido contido. Segundo a Polícia Civil, todos os três ataques estão sendo investigados para identificar autoria e motivação dos incêndios. Por enquanto, a corporação informou que não pode estabelecer relação entre os casos.

Em 20 dias, 2017 já registrou quase metade das ocorrências de ataques a ônibus do ano passado. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH), em 2016 sete veículo foram incendiados. “Os atos de vandalismo prejudicam os usuários das linhas com a redução forçada temporária de veículos em circulação. Nos cálculos do SetraBH, um veículo queimado ou depredado deixa de atender, em média, a cerca de 500 usuários por dia útil. Os atos de vandalismo também oneram o sistema de transporte coletivo e sua operação, ao reduzir a capacidade de reinvestimento dos consórcios, que não possuem seguro contra ações dessa natureza”, disse o sindicato por meio de nota.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)