(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Força-tarefa é montada em Januária após morte de morador por febre amarela no DF

Nesta sexta-feira, moradores lotaram os postos de saúde da cidade para tomar a vacina contra a doença. Minas Gerais passa pelo pior surto de sua história


postado em 20/01/2017 13:15 / atualizado em 20/01/2017 13:35

Moradores começaram a se vacinar nessa quinta-feira na cidade(foto: Adailton Viana/Divulgação)
Moradores começaram a se vacinar nessa quinta-feira na cidade (foto: Adailton Viana/Divulgação)

A Secretaria de Estado de Saúde reforçou as ações preventivas contra a febre amarela em Januária, no Norte de Minas. A apreensão em relação a doença na região aumentou após a confirmação de que um morador de São Joaquim, distrito de Januária, morreu em Brasilia (DF) na última quarta-feira. Nesta sexta-feira, foi iniciada a investigação de óbitos de macacos na localidade de Tamburil, vizinha a São Joaquim.

Nesta manhã, os moradores fizeram uma grande corrida aos postos de vacinação da sede urbana de Januária. O diretor em exercício da Gerência Regional de Saúde de Januária, Dewison Oliveira Dias, informou que o Governo do Estado destinou 50 mil doses da vacina para o reforço contra a febre amarela na região. Desta forma, “não há motivo para os moradores temerem a falta da vacina”, ressaltou.

A imunização em São Joaquim, distante 101 quilômetros da sede do município, começou na última terça-feira. Dewison Dias revelou que foi formada uma força-tarefa para intensificar a vacinação no distrito e localidades próximas. A força-tarefa conta com a participação de outros órgãos públicos como o Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovaveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes (Ibama).

As ações preventivas são reforçadas também em áreas de preservação como o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu e o Balneário do Rio Pandeiro, tendo em vista o registro de mortes de macacos na região.

BUSCA ATIVA E FESTAS DE FOLIA DE REIS

O diretor em exercício da Gerência Regional de Saúde Januária informou, ainda, que uma equipe da vigilância epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde foi enviada a São Joaquim nesta sexta-feira, a fim de fazer a busca ativa e levantar o histórico do morador do distrito que morreu em Brasília com sintomas da febre amarela.

Conforme moradores, o paciente - que era pedreiro - no início deste mês, percorreu várias localidades da região, participando de grupo de folia de reis. Dewison Dias revelou que a equipe vai levantar por onde o homem passou e quais as pessoas ele teve contato, a fim de intensificar a vacinação e tomar outras medidas preventivas contra a febre amarela.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)