(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndio no Parque da Serra do Rola Moça é controlado

Fogo começou em área de difícil acesso, próxima a um dos mananciais que abastece a Grande BH


postado em 19/01/2017 11:32 / atualizado em 19/01/2017 11:41

Foi controlado o incêndio  que atingiu parte do Parque Estadual da Serra do Rola Moça na manhã desta quinta-feira na Região do Barreiro, em Belo Horizonte. Ainda não há extensão da área queimada.

Segundo o biólogo e gerente do parque, Marcus Vinícius Freitas, o incêndio começou por volta das 23h, mas só foi detectado nesta manhã. Ao todo, 27 pessoas participaram do combate às chamas, sendo sete do Instituto Estadual de Florestas (IEF), cinco do pelotão do Corpo de Bombeiros do parque, 11 brigadistas da Copasa e quatro da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda), além de um helicóptero do Corpaer.

Segundo ele, a área do incêndio é de difícil acesso e relevo íngreme, o que exigiu vários esforços para levar as equipes e equipamentos ao o local.  “Vamos proceder posteriormente na medição da área queimada. O importante é que foi debelado. Foi perto de uma área de manancial, do Manancial do Mutuca, que abastece parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte”, diz Freitas.

A possibilidade de um incêndio criminoso não é descartada. “Apesar de não ser  um período crítico de incêndio, provavelmente teve início ao longo de uma estrada interna, e  a gente acredita que seja um incêndio criminoso, embora não tenhamos investigado ainda”, comenta o gerente do parque.

Freitas explica que as chuvas recentes favoreceram a umidade e evitaram que as chamas se espalhassem para uma área maior. “Em 2016 tivemos focos maiores que 2015, mas a área queimada foi muito menor. O último incêndio de grandes proporções foi em 2011”, diz.

Ainda segundo o gerente do parque, a população pode comunicar ocorrências de incêndio e denunciar incendiários pelo telefone 193, do Corpo de Bombeiros, ou no número  0800 283 2323, do IEF.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)