(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Após oito mortes em Minas por febre amarela, imunização será intensificada em três estados

Ministro anuncia mais vacinas para Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Casos em Minas vão a 206, dos quais 53 com exames preliminares indicando a doença


postado em 19/01/2017 06:00 / atualizado em 19/01/2017 08:25

Nove dias depois da divulgação dos primeiros casos e mortes por suspeita de febre amarela em Minas, o Ministério da Saúde informou que os primeiros exames encomendados pela pasta confirmaram oito óbitos provocados pela doença. Mais testes estão em andamento, uma vez que balanço da Secretaria de Estado de Saúde divulgado ontem indicou que os casos notificados chegaram a 206 – são 53 mortes investigadas, das 22 com um teste preliminar apontado a febre como causa. O resultado dos primeiros exames, porém, já levou o ministério a anunciar reforço da cobertura vacinal no país.

Os estados do Espírito Santo (nos municípios do oeste) e Rio de Janeiro (nos municípios do noroeste) serão incluídos no cinturão de controle e vão receber doses extras por terem áreas limítrofes com Minas. Os dois estados não faziam parte da lista de 19 considerados de risco para a doença. A Bahia, que também faz divisa com Minas e que tinha apenas o oeste do estado considerado endêmico para febre amarela, também passa a ter a vacinação reforçada.

Das oito mortes confirmadas, quatro foram por febre amarela silvestre (em circulação em região de mata). Outras quatro estão em análise de finalização do diagnóstico, segundo o Ministério da Saúde, para descartar outras possibilidades, como a febre amarela vacinal, que é uma rara reação desta vacina. Os testes foram realizados pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará, e pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Apesar da confirmação das mortes e do crescimento dos casos notificados, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, descartou a ocorrência de uma epidemia no Brasil, mas classificou o quadro como de alerta. Segundo ele, a decisão de ampliar a vacinação foi adotada em função da proximidade dos três estados com as cidades de Minas Gerais onde estão sendo investigados casos da doença, além do fato de a região ser formada por uma mata contínua. “Consideramos que a situação em Minas Gerais está controlada. Além disso, as vigilâncias (epidemiológicas) em Minas e nos outros estados são qualificadas e estão agindo de forma adequada para controlar estes casos”, disse.

O ministro afirma que o Ministério da Saúde está apoiando os estados com doses extras da vacina e capacitação técnica. Na Bahia, o reforço da vacinação abrange uma área de 45 cidades. Já no Rio de Janeiro, ao todo, a imunização vai atender 14 municípios. No Espírito Santo, há imunização intensa em 26 cidades. Ontem, as autoridades de saúde capixabas confirmaram ao Ministério da Saúde a investigação de seis casos suspeitos de febre amarela silvestre nos municípios de São Roque do Canaã, Conceição do Castelo, Ibatiba e Colatina.

DOSES EXTRAS Para ampliar a imunização nos estados, o Ministério da Saúde informa já ter enviado 1,6 milhão de doses extras para Minas Gerais, 500 mil para o Espírito Santo, 350 mil para o Rio de Janeiro e 400 mil para a Bahia. E que já distribuiu, no mês de janeiro, 650 mil doses, em todo o país, como parte da rotina de abastecimento do calendário nacional de vacinação. De acordo com o secretário Executivo do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, há doses suficientes para atender todo o país. “Estamos apoiando os estados na distribuição de doses extras de vacina contra a febre amarela. Todos eles estão abastecidos com a vacina e o país tem estoque suficiente para atender toda a população nas situações recomendadas. Não há necessidade de corrida aos postos de saúde porque há vacinas para atender à população residente nos municípios afetados pelos casos suspeitos”, afirmou.

Em 2016, foram distribuídas 16 milhões de doses em todo o país, enquanto neste ano o Ministério já anuncia que serão 25 milhões de doses, com expectativa de atingir 95% de cobertura, incluindo as pessoas já vacinadas. Dados do Ministério mostram que em 2015, foram registrados apenas nove casos de febre amarela silvestre em todo o Brasil (seis em Goiás, dois no Pará e um no Mato Grosso do Sul), com cinco óbitos. Em 2016, foram confirmados sete casos da doença, nos estados de Goiás (3), São Paulo (2) e Amazonas (2), sendo que cinco deles evoluíram para óbito. Atualmente, o Brasil tem registros apenas de febre amarela silvestre. Os últimos casos de febre amarela urbana (transmitida pelo Aedes aegypti) foram registrados em 1942, no Acre.

(foto: Arte EM)
(foto: Arte EM)

Para especialista. cobertura vacinal estava baixa


Ampliar a área de recomendação da vacina para todo o Brasil é uma medida necessária, segundo o médico epidemiologista Pedro Luiz Tauil, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB). Para o especialista, se uma pessoa mora em uma cidade que está longe de qualquer área silvestre, mas vai precisar viajar para algum lugar perto de uma mata, é muito mais prudente que ela já receba a vacina normalmente do que tenha que se imunizar apenas na hora de viajar, considerando que a dose precisa de 10 dias para produzir a imunização necessária e muitas viagens podem não esperar esse prazo. “Tendo vacina, o ideal é vacinar em todo o país em tempos de tranquilidade progressivamente e gradualmente, respeitando as contraindicações, até para evitar que essas vacinações em massa possam desencadear efeitos adversos”, afirma o especialista.

Pedro Tauil também lembra que o patamar mínimo de cobertura vacinal da população que habita as áreas de risco é de 80%. Em Minas, o balanço dos últimos 10 anos (2006 a 2016) mostra que apenas 49% da população estava imunizada antes do surto. “O grande fator para termos casos humanos de febre amarela silvestre é a baixa cobertura vacinal”, acrescenta o professor. Ele explica que os órgãos de vigilância normalmente precisam trabalhar com dois indicadores para antever a possibilidade de surtos de febre amarela silvestre: a morte de macacos, conhecida como epizootia, e a quantidade de pessoas vacinadas.

Ontem, a SES/MG informou que começou a veicular uma campanha nas áreas de risco batizada de “Contra a Febre Amarela, a Vacina é sua Maior Proteção”, que inclui anúncios em jornais, rádios e TVs, além da distribuição de cartilhas com informações e respostas para as principais dúvidas sobre a doença. A médica infectologista Helena Brígido, que é membro do Comitê de Arboviroses da Sociedade Brasileira de Infectologia, acredita que esse tipo de campanha deveria ser adotada na rotina e não somente nos momentos de surto. “Acho que temos que ser um pouco mais severos com a questão da vacina. Toda campanha vacinal tem que ter a febre amarela. Precisamos dos gestores incentivando as pessoas a vacinarem igual fazem com o Zé Gotinha”, afirma.

De acordo com a SES/MG, a vacina de febre amarela está recomendada nas ações de rotina dos programas de imunização que fazem parte do calendário nacional de vacinação e deve ser aplicada em residentes da Área com Recomendação de Vacina (ACRV) e em viajantes que se deslocam para ela, o que é o caso de Minas Gerais. Em todas as campanhas de vacinação realizadas pela SES/MG, é reforçada a importância de manter o cartão atualizado. A última campanha ocorreu em setembro de 2016 e, entre as vacinas recomendadas, está a de febre amarela, conforme a pasta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)