(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Corrida pela imunização já deixa postos de saúde de BH sem vacina contra febre amarela

Há falta de injeções em algumas unidades da capital. Em outras, onde a oferta é menor do que a demanda, há distribuição de senhas


postado em 18/01/2017 06:00 / atualizado em 18/01/2017 07:45

Funcionário do Eduardo de Menezes, Igor Microni foi ao posto Bonsucesso se prevenir: só ontem, cerca de 400 doses foram aplicadas na unidade(foto: Túlio Santos/EM/DA Press)
Funcionário do Eduardo de Menezes, Igor Microni foi ao posto Bonsucesso se prevenir: só ontem, cerca de 400 doses foram aplicadas na unidade (foto: Túlio Santos/EM/DA Press)
O receio de que focos de febre amarela em cidades do Vale do Rio Doce e do Mucuri se alastre para Belo Horizonte levou a uma corrida aos postos de saúde da capital, onde 24.533 doses da vacina foram distribuídas apenas de 9 a 16 de janeiro – média de 3.066 por dia. Em razão disso, há falta de injeções em algumas unidades. Em outras, onde a oferta é menor do que a demanda, há distribuição de senhas.


A procura é intensa, sobretudo, em postos nos arredores do Bairro Milionários, na Região do Barreiro, onde funciona o Hospital Eduardo de Menezes. É lá que estão internados 24 pacientes do interior com suspeita da moléstia. O medo tanto de moradores da área quanto de funcionários é que mosquitos da espécie Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya  – piquem os doentes, podendo propagar a doença.

Apenas no posto Bonsucesso, a cerca de 500 metros do hospital, aproximadamente 400 vacinas foram aplicadas ontem, segundo uma funcionária. Vale reforçar que a instituição não ficou inerte diante dessa possibilidade: telas com inseticidas foram instaladas nas alas que recebem os doentes e na creche que funciona no lugar.

Também foi instalada uma ovitrampa, que são armadilhas com cor e cheiro para atrair a fêmea do mosquito. Capturadas, técnicos podem avaliar a concentração de ovos do mosquito da dengue. Na prática, a ação permite monitorar a presença do vetor na vizinhança.

Apesar disso, Igor Microni, motorista no Eduardo de Menezes, foi ao posto do Bonsucesso se prevenir: “Tenho que me cuidar. Vai que aparece algum mosquito contaminado e me pique?”. Ele foi ao posto na companhia da amiga Aline da Silva, de 31, auxiliar administrativa no hospital. Ela também recebeu a vacina: “Percorro todo o hospital. Também ando na região. Todo cuidado é pouco”.

Eles chegaram ao posto de saúde depois do almoço. Conversaram com Ronaldo da Silva, de 57, que também trabalha na instituição de saúde e curtirá férias a partir de 23 de janeiro, quando pretende viajar para cidades próximas às dos focos da febre amarela. O efeito da vacina, contudo, começa 10 dias depois da dose. “Por isso vim hoje. Quando completar os 10 dias, já estarei de férias. E poderei viajar”.

Diferentemente do posto de saúde do Bonsucesso, há unidades sem injeções, como o posto do Bairro Padre Eustáquio, onde uma funcionária informou que não há prazo para a chegada de novas doses. Também faltam doses num posto nos bairros Renascença e Ozanan. A Secretaria Municipal de Saúde informou que recebeu novo estoque, de 50 mil doses, na sexta-feira e que, se necessário, a Secretaria Estadual da área se dispôs a disponibilizar número maior de injeções.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)