(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Santa Casa de Montes Claros faz demissão em massa

Em nota, o hospital alegou que teve que fazer um %u201Cdimensionamento do seu quadro de pessoal%u201D por causa da crise,sem informar o número de demitidos


postado em 17/01/2017 18:47 / atualizado em 17/01/2017 20:03

(foto: Luiz Ribeiro/EM/D.A.Press)
(foto: Luiz Ribeiro/EM/D.A.Press)

Atingida pela crise financeira das instituições de saúde, a Santa Casa de Montes Claros, maior hospital credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Norte de Minas, decidiu pela demissão em massa de trabalhadores nesta semana. Em nota, o hospital alegou que teve que fazer um “dimensionamento do seu quadro de pessoal” por causa da crise,sem informar o número de demitidos. No entanto, de acordo com uma ex-funcionária, foram cerca de 160 dispensados em diversos setores da unidade.

A crise financeira é enfrentada pelas Santas Casas do Brasil há vários anos. A entidade de Montes Claros conta com cerca de 280 leitos direcionados a pacientes do SUS e recebe pacientes de todo o Norte de Minas. Com um corpo clínico composto por mais de 400 médicos, realiza 1,5 milhão de atendimentos por ano, incluindo mais de 5.500 partos e 21 mil cirurgias. A instituição garantiu que “nenhum serviço ou procedimento hospitalar será afetado” pelos cortes.

Em comunicado ao público, a Santa Casa alega que, “devido as circunstâncias associadas ao atual cenário econômico do país, (o hospital) passa neste momento por adequações de ordem financeira e redimensionamento do seu quadro de pessoal (unidades administrativas e assistenciais, entre eles dois médicos)”. Sem revelar o número de demitidos, sustenta que “a atitude não afetará a qualidade dos seus serviços e o atendimento à população”.

Uma das ex-funcionárias demitidas da Santa Casa de Montes Claros, que trabalhava na área administrativa, informou que a demissão em massa foi anunciada na tarde de segunda-feira, sem nenhum comunicado prévio a respeito do assunto. “A alegação foi que o hospital precisou fazer as demissões para reduzir custos diante das dificuldades financeiras”, disse a ex-empregada, acrescentando que foram desligadas 11 pessoas do setor onde ela trabalhava. A mesma fonte informou ainda que foram demitidos funcionários de diversas áreas da instituição hospitalar como administração, enfermarias e laboratório, com a dispensa de vários trabalhadores com mais de 15 anos de casa.

Na tarde desta terça-feira, o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Montes Claros informou que ainda não tinha sido comunicado oficialmente da demissão em massa na Santa Casa, tomando conhecimento do fato apenas por alguns ex-funcionários do hospital. A Santa Casa informou que houve o desligamento de 5% do quadro de funcionarios, mas sem revelar quantos foram dispensados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)