(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Teófilo Otoni decreta situação de emergência devido à febre amarela

O decreto informa que quatro mortes foram confirmadas na cidade. Nos demais municípios, o número sobe para 17


postado em 11/01/2017 20:10 / atualizado em 11/01/2017 22:49

A Prefeitura de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, decretou nesta quarta-feira, situação de emergência devido à propagação da febre amarela silvestre na região. O documento descreve a situação como "epidemia".

O decreto leva em consideração 48 casos da doença registrados na região formada pelos municípios de Almenara, Diamantina, Ataléia, Setubinha, Frei Gaspar, Novo Cruzeiro, Malacacheta, Itambacuri, Poté e Teófilo Otoni, com a confirmação de 17 óbitos. Só na cidade de Teófilo Otoni, foram notificados sete casos da doença e quatro mortes, segundo o documento.

Entre as razões para a adoção da medida, o prefeito Daniel Batista Sucupira afirma que "o evento é complexo e demanda esforço conjunto de todo o Sistema Único de Saúde (SUS) para conter a epidemia que se alastra em toda a região dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha, de forma a evitar novos casos".

O documento informa ainda que é de responsabilidade solidária dos entes federados (União, Estado e municípios) o desenvolvimento de ações urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública". O decreto de situação de emergência é válido pelo período de 180 dias.

Segundo a assessoria de imprensa do prefeito Daniel Sucupira, o decreto foi editado na tentativa de conter os riscos "iminentes" de a doença se espalhar da zona rural para a urbana pelo trânsito   dessas pessoas doentes e pela contaminação do mosquito".

Medo No município há 12 unidades de saúde, onde a vacinação está disponível desde a última terça-feira. Ainda segundo a assessoria, a procura pela vacina vem sendo muito grande e tem gerado até tumulto. Entretanto, a prefeitura garante que há vacina suficiente para toda a população.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)