(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pimentel diz que febre amarela preocupa, cita ações do governo e descarta epidemia

Segundo o chefe do Executivo estadual, ações estão sendo realizadas para garantir a chegada dos agentes de saúde às casas dos moradores de áreas rurais


postado em 10/01/2017 17:39 / atualizado em 10/01/2017 21:22

Pronunciamento foi feito depois de reunião com secretários(foto: Reprodução/Facebook)
Pronunciamento foi feito depois de reunião com secretários (foto: Reprodução/Facebook)

O governador Fernando Pimentel (PT) afirmou, durante pronunciamento divulgado por seu perfil oficial no Facebook na tarde desta terça-feira, que a situação da febre amarela no estado "é preocupante", mas que "não há risco iminente de epidemia”. Segundo o chefe do Executivo estadual, ações estão sendo realizadas para garantir a chegada dos agentes de saúde às casas dos moradores de áreas rurais nas regiões onde há casos. Também garantiu que há vacinas suficientes para cobrir os municípios afetados.

O pronunciamento foi divulgado depois de uma reunião entre o governador e os secretários de Estado de Saúde, Nalton Moreira, e de Governo, Odair Cunha. Não temos motivo de alarde com a questão da febre amarela. A situação é preocupante, mas não há um risco iminente de epidemia. O que estamos fazendo é adotar ações preventivas nas regiões afetadas, envolvendo especialmente a vacinação de pessoas da área rural. Se você mora em área urbana em um dos municípios afetados, não tem motivo de preocupação, a não ser que se desloque regularmente para a área rural. Aí, sim, você deve procurar um posto de saúde e se vacinar. Quem mora em área rural já está sendo contatado pelas nossas equipes de campo. Estamos indo de casa em casa vacinar as pessoas”, explicou o governador.

Segundo Pimentel, vários setores do Estado estão envolvidos nas ações. “Estamos mobilizando também a Defesa Civil para que todos os agentes de segurança consigam chegar às casas das pessoas”, comentou. O governo está também dando apoio aos hospitais das regiões. “Estamos reforçando os leitos de retaguarda nos hospitais da região, principalmente em Ipatinga, para eventualidades de casos mais urgentes. Tudo que é possível fazer estamos fazendo para enfrentar essa questão, que é grave, é preocupante, mas não é, de jeito nenhum, uma situação de alarme. Então, vamos vacinar”, pediu.



Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) mostram que em Minas Gerais há 23 casos suspeitos de febre hemorrágica aguda notificados. Destes, 16 foram confirados como febre amarela. Os outros continuam em investigação. Foram registrados 14 mortes com suspeita da doença. Porém, ainda aguardam resultados de exames. Cerca de 15 municípios das regiões de Teófilo Otoni, Coronel Fabriciano, Manhumirim e Governador Valadares estão em alerta devido a esses casos.

Para tentar alinhar as ações, Pimentel pretende se reunir com os prefeitos ainda nesta semana. “Estou combinando com os secretários uma reunião com os prefeitos, na quinta-feira ou sexta-feira vamos à região”, afirmou o governador.

RB


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)