(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH terá 1,29 mil novas vagas na educação infantil

Oferta vai ajudar a reduzir demanda reprimida nessa fase de ensino. Atualmente, 19,5 mil crianças de 0 a 3 anos aguardam por atendimento na rede pública municipal


postado em 04/01/2017 16:40

Na tentativa de diminuir o deficit de vagas na educação infantil, a rede de ensino de Belo Horizonte dará início ao ano letivo de 2017 com mais 1.296 vagas para crianças de 0 a 5 anos. O atendimento será feito na rede própria, em unidades municipais de educação infantil (umeis) já existentes. As aulas serão em salas de aula ociosas, que serão ativadas para receber os alunos já a partir de fevereiro. As vagas são para crianças de 1 a 5 anos, mas com prioridade para meninos e meninas de 1 e 2 anos, em tempo integral. Atualmente, 19,5 mil alunos, de 0 a 3 anos estão na fila de espero do ensino infantil em BH.

O anúncio da ampliação de vagas foi feito ao Estado de Minas, na tarde desta quarta-feira, pelo vice-prefeito e secretário de Governo, Paulo Lamac (Rede), em reunião com o prefeito Alexandre Kalil (PHS) e a secretária municipal de Educação, Ângela Freitas Dalben. Atualmente, a capital atende a 63.285 crianças de 0 a 5 anos – são 39.914 em sua rede própria e 23.371 em creches conveniadas.

Entre as unidades da rede municipal estão 129 umeis (cada uma com 440 vagas), além de escolas municipais de educação infantil e escolas de ensino fundamental, que também recebem menores de 5 anos. Completam a rede de ensino, 194 unidades particulares que mantém convênio com a Prefeitura. Do total de vagas oferecidas em Umeis, 40 são para alunos de 0 a 3 anos. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Belo Horizonte já atingiu a meta estabelecida pela União de que todo município brasileiro atenda a pelo menos 50% de crianças nessa faixa etária. Para menores de 4 e 5 anos, a capital mineira não tem demanda reprimida, segundo o órgão, uma vez que é obrigatório que todos nessa idade estejam matriculados e em sala de aula.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)