(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Zoológico de Montes Claros é fechado por tempo indeterminado

A justificativa para o fechamento é a %u201Csituação de caos%u201D encontrada no local pela nova administração municipal. Equipe vai cuidar dos animais que ainda estão no espaço


postado em 03/01/2017 15:14 / atualizado em 03/01/2017 15:20

Irregularidades foram encontradas no local por nova gestão da Prefeitura(foto: Fábio Marçal)
Irregularidades foram encontradas no local por nova gestão da Prefeitura (foto: Fábio Marçal)

A Prefeitura de Montes Claros, localizada na Região Norte de Minas Gerais, anunciou, nesta terça-feira o fechamento do zoológico municipal da cidade para visita ao publico por “tempo indeterminado”. A justificativa para o fechamento é a “situação de caos” encontrada no local pela nova administração municipal. O zoológico funciona em instalações anexas ao Parque Municipal Milton Prates e conta, atualmente, com cerca de 144 animais e aves.

O zoológico, assim como o Parque Municipal, até então, recebia visitas, principalmente, da população de baixa renda, que tem poucas opções de lazer e entretenimento na cidade. Devido ás condições precárias em que se encontrava, o logradouro já chegou a ser interditado anteriormente e voltou a funcionar depois de passar por uma reforma.

Em nota divulgada pela Prefeitura, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, afirma que o Zoológico foi fechado “depois de serem constatadas diversas irregularidades e situação de total abandono do logradouro, com registro de animais e aves sem alimentação adequada”.

O secretário lamentou a situação e disse que não existe alternativa a não ser o fechamento logradouro para visitação pública. Ele garantiu que será mantida uma equipe para tratamento dos animais e aves, de forma adequada.

A Prefeitura informou que tem a intenção de solucionar o problema, por meio de Parceria Pública Privada (PPP), com a possibilidade de transferência do zoológico para outra área, como o Parque da Sapucaia (localizado próximo da área urbana). A nova gestão municipal também trabalha com a possibilidade de repasse da administração do logradouro para uma Organização Não Governamental (ONG), decisão semelhante a já adotada em Belo Horizonte.

Denuncia de irregularidades

O secretário Paulo Ribeiro disse que encontrou diversas irregularidades na área de meio ambiente do município. “Encontramos a Secretaria totalmente deteriorada, com registro de muitas irregularidades e até mesmo crimes ambientais, como a invasão do Parque Guimarães Rosa, pedreira irregular na região da Vila Oliveira e o mais absurdo: um chacreamento criminoso na região do Pentáurea, comprometendo nascentes como as do rio São Lamberto”, disse Ribeiro. Ele anunciou que a nova administração municipal, do prefeito Humberto Souto (PPS), vai adotar medidas para resolver a situação. O em.com.br tentou contato com integrantes da gestão anterior, do ex-prefeito José Vicente Medeiros (PMDB), mas não ninguém respondeu as ligações.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)