(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Moradores de Bento Rodrigues reforçam votos de esperança pela construção de outro povoado

O projeto do novo vilarejo, já aprovado por uma comissão de moradores, será apresentado às famílias em 28 de janeiro


postado em 30/12/2016 06:00 / atualizado em 30/12/2016 07:56

(foto: Eliene, Fabrício e Zezinho, que escreveram cartas no fim de 2015: expectativa é por reconstrução de povoado)
(foto: Eliene, Fabrício e Zezinho, que escreveram cartas no fim de 2015: expectativa é por reconstrução de povoado)

As histórias de fé se repetem. Mas, desta vez, a confiança de que os desejos se tornarão realidade é mais forte. Há 365 dias, três sobreviventes de Bento Rodrigues contaram em cartas publicadas no Estado de Minas o desespero enfrentado na tarde de 5 de novembro de 2015, quando a barragem de rejeitos de minério da Samarco se rompeu, e revelaram o que desejavam para 2016. Um ano depois, a educadora Eliene Santos, o estudante Fabrício Liquesley e o aposentado José Nascimento de Jesus reforçaram os votos de esperança pela construção do novo povoado.

Eliene, diretora da única escola do lugarejo, entrou para a história como a mulher que salvou mais de 50 estudantes – a maioria de 11 a 16 anos de idade. Quando a Barragem do Fundão se rompeu, liberando mais de 20 milhões de toneladas de rejeitos, ela reuniu os alunos e os levou para a parte mais alta de Bento, único lugar do vilarejo poupado pela avalanche de lama. Poucas paredes do povoado resistiram ao tsunami de rejeitos.

Há um ano, emocionada, ela escreveu: “Para o ano de 2016, espero e confio em Deus que se concretizará, que a nossa comunidade seja reerguida para, enfim, darmos continuidade a nossa história ou, quem sabe, reescrever uma nova história, não marcada por essa tragédia, mas pelo milagre da vida”. Agora, para 2017, ela espera que os sobreviventes continuem “com a mesma fé e esperança”. “A comunidade está unida. Teremos a construção de um novo Bento Rodrigues”.

O projeto do novo vilarejo, já aprovado por uma comissão de moradores, será apresentado às demais famílias em 28 de janeiro próximo. A expectativa é que a terraplanagem comece no fim de junho. “A mineradora estima que o futuro Bento fique pronto em 2019, mas temos a esperança que poderá ser em 2018”, diz José Nascimento, o Zezinho, presidente da Associação dos Moradores.

Homem de modo simples, ele agora vive num apartamento alugado pela mineradora. E usa um espaço no imóvel para cuidar de uma pequena horta. Na carta redigida há 12 meses, o aposentado recordou “as amizades com todos os amigos e amigas, principalmente, as crianças” e lamentou que “só resta esperar um novo Bento e outro local para ver se vamos nos acostumar”.

Localização


Poucas semanas depois de expressar seu sentimento em papel, a comunidade escolheu o lugar para a construção do novo Bento. Fica próximo ao povoado destruído pela lama, de duas a três léguas do Centro Histórico de Mariana, numa região de montanhas cortada por estrada de chão. Lá há bastante árvores e riacho, do modo que os sobreviventes pleitearam à mineradora.

Fabrício, o estudante, não vê a hora de morar na futura comunidade. No fim de 2015, ele expressou no papel a tristeza de vários alunos que não sabiam onde estudariam no ano seguinte: “O rompimento da barragem ficará para sempre marcado em minha memória e na de todas as vítimas dessa enorme tragédia. O que eu espero para 2016 é reencontrar todas as pessoas, colegas e continuar estudando, recomeçar tudo”, escreveu.

As crianças e os adolescentes de Bento estudaram o ano letivo de 2016 em salas cedidas por uma escola em Mariana. Na prática, era como se houvesse uma escola dentro de outra. A partir de março, este sonho de Fabrício será realizado, pois um imóvel em Mariana será readequado para receber apenas os alunos do vilarejo. Entretanto, um alerta escrito no fim de 2015 pelo garoto, hoje com 13 anos, segue atual: ele deseja que “a tragédia de Mariana seja um exemplo para que o homem cuide mais do planeta”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)