(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Teste destaca iluminação natalina na Praça da Liberdade em Belo Horizonte

A novidade este ano é o uso de lâmpadas de led, que consomem apenas 25% da energia do sistema convencional. Inauguração da decoração será nesta segunda-feira


postado em 10/12/2016 20:09

Público que passeava na Praça da Liberdade foi presenteado com teste de iluminação(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A.Press)
Público que passeava na Praça da Liberdade foi presenteado com teste de iluminação (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A.Press)

A Praça da Liberdade, tradicional por sua decoração natalina, vai ser iluminada nessta segunda-feira com mais 350 mil luzes. Neste sábado, os técnicos realizaram o teste final do sistema, que se destaca pela sustentabilidade, com uso de micro lâmpadas de led, que consomem 75% menos energia que as convencionais. Entre os enfeites que vão irradiar na praça a magia do Natal, estão uma árvore de nove metros de altura, 24 estrelas cadentes, 22 arabescos e, claro, a casa do Papai Noel.

A decoração não se limita à praça, mas também o seu entorno. De acordo com o engenheiro da Cemig responsável pelo projeto, Kelson Dias de Oliveira, nesta edição seis prédios foram decorados. São as fachadas do Centro Cultural Banco do Brasil, Espaço do Conhecimento UFMG, Museu das Minas e do Metal, Memorial Minas Gerais, Biblioteca Pública e Palácio da Liberdade.

O engenheiro ressalta que a Cemig buscou incentivar o uso de lâmpadas mais eficientes e que consomem menos energia elétrica. Segundo Oliveira, foram instaladas mil lâmpadas ‘strobo’ e 350 mil micro lâmpadas de led, que consomem 25% da energia demandada pela iluminação convencional.

Inauguração será na segunda-feira com apresentção de coral

A contagem regressiva para o acendimento das lâmpadas da Praça da Liberdade, nesta segunda-feira, ocorre às 20 horas, com a presença do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e do presidente da Cemig, Mauro Borges Lemos. A programação especial começa às 19h30, com a apresentação do Coral da Gremig.

A Cemig, em parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), inspirou-se na cultura popular para criar os enfeites deste ano na praça. O tema deste ano é a Folia de Reis. “O caminho percorrido pelos Três Reis Magos será simbolizado na Alameda Travessia, onde todas as palmeiras estarão iluminadas por estrelas cadentes”, explicou Kelson Dias.

O projeto Natal de Minas não fica restrito à Praça da Liberdade e entorno. Em Belo Horizonte, a sede da Cemig e a avenida Barbacena também recebem iluminação especial, bem como o Palácio das Mangabeiras, o Palácio da Justiça, o Ministério Público de Minas Gerais, o Tribunal Regional do Trabalho e o Palácio Tiradentes.
O público poderá conferir a decoração da Praça da Liberdade, diariamente a partir das 19h30, até o dia 6 de janeiro de 2017.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)