(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Presépios garantem título de patrimônio cultural para Folia de Reis em Minas

Reconhecimento será em 6 de janeiro. Por iniciativa do Iepha, foi proposta ação de salvaguarda na capital e no interior do estado, com confecção da cenas do nascimento de Jesus


postado em 06/12/2016 19:57 / atualizado em 06/12/2016 23:13

O presépio recebeu a benção do arcebispo metropolitana de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
O presépio recebeu a benção do arcebispo metropolitana de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Um presépio no jardim do Palácio Cristo Rei chama a atenção de quem passa pela Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. As imagens que representam o nascimento de Jesus, feitas pelo grupo teatral Giramundo, especializado em bonecos, e ornadas com flores confeccionadas em argila por artistas do Norte de Minas, receberam, na tarde desta terça-feira, a bênção do arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Este ano, o presépio fará parte do Circuito Praça da Liberdade, vinculado ao Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural de Minas Gerais (Iepha), compondo a ambientação programada para o Natal, que envolve todos os prédios públicos tombados pelo patrimônio histórico situados na Praça.

De acordo com a presidente do Iepha, Michele Arroyo, o presépio do Palácio Cristo Rei é tradicional, mas no ano passado foi exposto em outro local. Este ano, segundo ela, por uma iniciativa do Iepha para reconhecimento das folias de Minas como patrimônio cultural, o que será feito no dia 6 de janeiro, foi proposta uma ação de salvaguarda no Circuito Liberdade e também no interior do estado, com confecção dos presépios.

"Tivemos mais de 150 cidades do interior de Minas que aderiram ao programa de Circuitos de Presépios. São mais de 270 presépios catalogados, que também poderão ser visitados durante o período natalino, até 6 de janeiro", disse Michele.

A presidente do Iepha lembra que a tradição dos Reis era, do dia 5 para o dia 6, percorrer os presépios saudando a chegada do Menino Jesus. "Então, uma das salvaguardas para que as folias de reis de Minas continuem existindo é exatamente promover a confecção dos presépios de forma tradicional no nosso estado”, disse a presidente do Iepha. Além do Palácio Cristo Rei, cada prédio do Circuito Liberdade terá um presépio.

“Armar aqui um presépio, como em muitos outros lugares, significa lembrar que o Natal é especialmente a experiência de saber que Deus vem ao nosso encontro e que nós precisamos ir ao encontro dele se quisermos ser da paz, se quisermos construir uma sociedade de paz e se quisermos avançar como uma sociedade. Sem Deus, não é possível”, disse dom Walmor.

Os amantes de presépios também podem visitar uma coleção da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) no Museu das Minas e Metal, também localizado na Praça da Liberdade, e também a exposição de presépios tradicionais no Museu de Arte Popular.

ORIGEM - A palavra presépio significa estábulo, manjedoura. A tradição foi iniciada por São Francisco de Assis em 1223, nas redondezas de Greccio, Itália. O santo quis celebrar o Natal da maneira mais realista possível e teve a autorização do papa para fazer a homenagem usando palha e uma imagem do Menino Jesus, com um boi e um jumento vivos ao lado.

 

(RB)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)