(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PM reforça segurança nas ruas de BH em operações no fim do ano

O objetivo é reforçar a segurança da população nas ruas da capital mineira, durante as compras de fim de ano; a operação vai até o dia 3 de janeiro de 2017


postado em 06/12/2016 13:09 / atualizado em 06/12/2016 14:40

Policiamento nas ruas de BH(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press/13/04/2016)
Policiamento nas ruas de BH (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press/13/04/2016)


O fim de ano será com reforço nas ruas em Belo Horizonte. A Polícia Militar iniciou, na manhã desta terça-feira, a Operação Natalina 2016. O intuito é dar mais segurança a população nas ruas da capital mineira durante as compras de fim de ano. A ação vai se estender e se unir a operação de férias seguras, que vai acontecer até 1º de fevereiro.

Um dos desafios será conter os roubos. Como o Estado de Minas mostrou na edição desta terça-feira, Belo Horizonte apresenta alta no número de registros do crime neste ano em comparação com 2015. Foram registradas 38.834 ocorrências nos últimos dez meses, contra 34.597 do mesmo período do ano anterior, aumento de 12%. Os dados foram retirados do Registro de Eventos de Defesa Social (Reds).

Para o capitão Flávio Santiago, chefe da assessoria de imprensa da Polícia Militar, operações deste tipo ajudam a reduzir os crimes. Em novembro, uma ação semelhante conseguiu apreender e prender criminosos em Minas Gerais. “Tivemos 600 pessoas presas, mil veículos removidos, quatro mil operações desencadeadas, uma vasta quantidade de drogas apreendidas, além de tirar de circulação 200 armas. Cada arma na mão do infrator, representa 100 a 150 delitos, segundo especialistas. Quando a PM consegue retirar uma, ela está fazendo uma prevenção e os 600 que foram presos/apreendidos, que também são menores, poderiam ser agentes de delitos em dezembro”, disse.

Segundo Santiago, 10 mil homens militares de todos setores da Polícia Militar também passam a ter o foco nessas operações de fim de ano. “Os eixos norteadores contra os crimes são; o favorecimento e fortalecimento das redes de proteção, junto a Polícia Militar, a rede de vizinhos protegidos e comércios. A PM tem investido nisso como uma premissa importante, onde a sociedade e a polícia juntos têm conseguido reduzir os crimes”, comentou.

Sobre a segurança no Centro da capital mineira, o capitão informou que desses 10 mil militares, 2 mil estão disponíveis para BH. “Irá ter um monitoramento severo e análises criminais dos infratores que voltam para as ruas devido as leis que permitem esse retorno. A PM fará uma cobertura ainda maior, e também conta com a sociedade para ligar no 190 ou no 181 para prender, caso haja alguma necessidade”, informou Santiago.

Sobre os trabalhos em defesa da vida, o capitão informou que a PM continua trabalhando nos 600 mil quilômetros das rodoviais federais e nas rodovias estaduais. “A PM já tem um mapeamento de acidentes de trânsitos nesses locais e continua fazendo um trabalho de prevenção que vem com um processo de redução desde 2014 para 2015”, disse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)