(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Alagamentos causados por bueiros entupidos ainda desafiam condutores em BH

Chuva continua forte nas regiões Norte e Venda Nova, dificultando o escoamento da água e a desobstrução das bocas de lobo


postado em 05/12/2016 11:28 / atualizado em 05/12/2016 12:34

A chuva forte em quatro regiões de Belo Horizonte que ultrapassou 40% do esperado para todo o mês de dezembro em 24 horas criou um problema relacionado ao entupimento de bueiros na cidade.

Com as bocas de lobo fechadas, muitos lugares registraram alagamentos, como a entrada da Estação Primeiro de Maio do metrô, no bairro homônimo, Norte da capital mineira. Segundo a Defesa Civil, 12 chamados de alagamentos foram recebidos na cidade.

Além do Primeiro de Maio, a reportagem também flagrou bueiros entupidos no Bairro São Paulo e na Avenida Vilarinho, em Venda Nova, que passou pelo segundo alagamento em menos de uma semana.

Segundo a Regional Venda Nova, a chuva provocou transbordamento do Córrego Vilarinho durante a madrugada desta segunda-feira próximo ao Shopping Estação. Duas equipes da limpeza urbana regional, que totalizam 30 pessoas, estão realizando limpeza e desobstrução de boca de lobo no trecho alagado, com o objetivo de ajudar no escoamento da água. A ação conta com o apoio da BHTrans e Guarda Municipal, graças ao trânsito intenso no local.

Rua de acesso à Estação Primeiro de Maio do metrô, que cruza a Avenida Cristiano Machado, permanece alagada(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PRESS)
Rua de acesso à Estação Primeiro de Maio do metrô, que cruza a Avenida Cristiano Machado, permanece alagada (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PRESS)

Foi registrado também danos ao asfalto na Avenida Vilarinho com a Rua Edgar Torres, e perda de quase todas as grades da galeria da Avenida Vilarinho, entre as avenidas Liege e Pedro I, que foram arrancadas pela força da água.

Chuva causou problemas no asfalto da Avenida Vilarinho(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PRESS)
Chuva causou problemas no asfalto da Avenida Vilarinho (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PRESS)

A regional também registrou queda de árvores e queda de muros, sendo três na Avenida Vilarinho. Além disso, uma árvore derrubada na Rua Doutor Álvaro Camargos com a Rua Ramalho Ortigão provocou o desabamento de um muro no local.

Historicamente, dezembro registra 319,4 milímetros em BH, período em que mais chove na temporada das águas. Das 7h deeste domingo às 7h de hoje, a Região Nordeste registrou 136 milímetros de chuva. Abaixo, aparecem o Barreiro (135,6 mm), Venda Nova (133,6 mm), Norte (129,6 mm) e Pampulha (125,8 mm). Nessas quatro regiões, a chuva chegou a 40% do que é esperado para o mês.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)