(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Quatro regiões de BH registram 40% da chuva esperada para o mês em 24 horas

Só na Nordeste foram 136 milímetros, enquanto dezembro registra, historicamente, 319,4 milímetros na cidade. Novo alerta prevê pancadas a qualquer momento até às 8h de terça-feira


postado em 05/12/2016 07:13 / atualizado em 05/12/2016 17:40

Árvore caiu sobre grade de uma residência na Avenida Sebastião de Brito, Bairro Dona Clara(foto: Abner Barbosa/Divulgação)
Árvore caiu sobre grade de uma residência na Avenida Sebastião de Brito, Bairro Dona Clara (foto: Abner Barbosa/Divulgação)
A chuva intensa que causou estragos em Belo Horizonte nas últimas 24 horas superou 40% do que é esperado para todo o mês de dezembro na capital mineira nas regiões do Barreiro, Nordeste, Norte e Venda Nova. Segundo a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), de 7h da manhã deste domingo até às 7h da manhã de hoje a região que mais choveu foi a Nordeste, com 136 milímetros.

De 19h de ontem até às 8h30 de hoje, foram 113 solicitações de atendimento recebidas pela Defesa Civil. Os três primeiros lugares ficaram com deslizamentos de encostas (15), alagamentos (12) e desabamento parciail de muros de arrimo (10).

No Bairro Nova Vista, Leste da capital, três postes caíram na Rua Porto Seguro e bloquearam a passagem do transporte coletivo. Por volta das 10h30, a Cemig assegurou o desligamento da energia no local para a prefeitura remover a árvore que caiu e derrubou os três postes. Moradores reclamam que estão perdendo coisas na geladeira, pois a falta de energia já dura mais de 12 horas.

Ver galeria . 5 Fotos Árvore caiu e derrubou três postes, cortando o fornecimento de energia elétrica da ruaPaulo Filgueiras/EM/D.A PRESS
Árvore caiu e derrubou três postes, cortando o fornecimento de energia elétrica da rua (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PRESS )

Historicamente, dezembro registra 319,4 milímetros em BH, período em que mais chove na temporada das águas. Abaixo da Nordeste, aparecem o Barreiro (135,6 mm), Venda Nova (133,6 mm), Norte (129,6 mm) e Pampulha (125,8 mm). O resultado de tanta água foram árvores derrubadas, pontos de alagamento, falta de luz e muito transtorno na cidade. E as pessoas devem ficar atentas, pois a Defesa Civil emitiu um alerta de chuva até às 8h de amanhã, com pancadas a qualquer momento.

Ainda segundo a Defesa Civil, uma árvore caiu no Viaduto Helena Greco, no Barro Preto, Centro-Sul de BH, interditando o trânsito no sentido bairro. A árvore já foi retirada, mas a situação ainda é complicada. Um ônibus com defeito ajuda a tumultuar o tráfego na região.

Árvore caiu no Viaduto Helena Greco e chegou a bloquear o tráfego no sentido bairro. Trânsito já está fluindo, porém, com lentidão (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PRESS)
Árvore caiu no Viaduto Helena Greco e chegou a bloquear o tráfego no sentido bairro. Trânsito já está fluindo, porém, com lentidão (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PRESS)

Um ponto de alagamento importante foi registrado na Avenida Tereza Cristina embaixo do Anel Rodoviário, no Bairro Vista Alegre, Região Oeste da capital, o que obriga os motoristas a transitarem por apenas uma pista.

Uma árvore também caiu na Avenida Sebastião de Brito, no Bairro Dona Clara, na Pampulha, e destruiu a grade de uma residência. A Defesa Civil orienta as pessoas a evitarem locais com histórico de alagamento durante os momentos de chuva forte. Placas espalhadas pela cidade anunciam esses lugares.

Outro problema reforçado pela chuva é o trânsito na Avenida Cristiano Machado, altura do Bairro Cidade Nova, sentido Centro. Na BR-356, na altura do Bairro Olhos D'água, a neblina exigiu atenção redobrada dos motoristas na chegada a Belo Horizonte e também no acesso ao Rio de Janeiro.

A BHTrans registrou 11 semáforos em flash, sendo os três mais importantes no cruzamento da Avenida Pedro I com a João Samaha, no São João Batista, em Venda Nova, no cruzamento da Silviano Brandão com a Pitangui e na Antônio Carlos em frente à UFMG, dificultando a travessia dos alunos.

Chuva congestiona o tráfego na Cristiano Machado(foto: Jair Amaral/EM/D.A PRESS)
Chuva congestiona o tráfego na Cristiano Machado (foto: Jair Amaral/EM/D.A PRESS)

Pelo twitter, moradores da capital repercutem a chuva com fotos e informações dos locais com mais problemas.

Amanhecendo sob chuva #BH #chuva #santaines #noticiadasruas #noticia

Uma foto publicada por Notícias da Rua (@noticiadasruas) em



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)