(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coreto da Praça da Liberdade é pichado

Monumento, tombado pelas esferas municipal, estadual e federal, foi restaurado há cerca de três anos. Revitalização incluiu pintura e custou R$ 194,4 mil


postado em 02/12/2016 15:56 / atualizado em 02/12/2016 16:10

Pichado, coreto passou por restauração há pouco mais de três anos(foto: Flávia Ayer/EM/D.A Press)
Pichado, coreto passou por restauração há pouco mais de três anos (foto: Flávia Ayer/EM/D.A Press)

Um dos principais cartões postais de Belo Horizonte, o coreto da Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul da capital, foi pichado. Os vândalos sujaram a fachada do patrimônio histórico com tinta spray preta. Há pouco mais de três anos, a estrutura havia passado por restauração, que inclui a pintura de elementos artísticos da parte interna e externa.

O EM aguarda posicionamento da Guarda Municipal, responsável pela segurança do monumento, sobre a depredação do patrimônio público.

Bem tombado pelas esferas municipal, estadual e federal, o coreto foi instalado nos jardins da Praça da Liberdade em 1913. Foi projetado em 1904, por Edgar Nascentes Coelho, para ser o Pavilhão da Música e teria sido o único elemento preservado do antigo desenho da praça.


Em 2013, houve a reinauguração do monumento, depois de um ano e meio de restauração, que inclui renovação do forro, cobertura, piso, guarda-corpo, pintura, impermeabilização da fundação e piso interno do porão.

Pichação cobre grande parte da fachada do coreto da Praça da Liberdade(foto: Flávia Ayer/EM/D.A Press)
Pichação cobre grande parte da fachada do coreto da Praça da Liberdade (foto: Flávia Ayer/EM/D.A Press)

O investimento na obra, coordenada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha/MG), foi de R$ 194,4 mil.


No início deste ano, em março, outro tesouro do patrimônio histórico foi alvo da ação de pichadores. A igrejinha de São Francisco de Assis na Pampulha, que faz parte do Complexo Arquitetônico da Pampulha. Na época, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) denunciou três pessoas pelo crime.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)