(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Gastronomia mineira está a um passo de virar patrimônio cultural do estado

Projeto de Lei 2.761/15, que busca o reconhecimento, foi aprovado em primeiro turno nesta quinta-feira, durante reunião extraordinária no plenário da Assembleia Legislativa de Minas


postado em 01/12/2016 16:49 / atualizado em 01/12/2016 21:18

A gastronomia mineira está a um passo de ser declarada patrimônio cultural do estado. O Projeto de Lei (PL) 2.761/15, que busca o reconhecimento, foi aprovado em primeiro turno nesta quinta-feira, durante reunião extraordinária no plenário da Assembleia Legislativa de Minas.

Outro projeto aprovado em primeiro turno é o PL 1.615/15, que cria a profissão de quitandeira. Ambos são de autoria do deputado Agostinho Patrus (PV). Para ele, o reconhecimento da gastronomia mineira como patrimônio cultural pode significar mais turistas nacionais e internacionais em Minas Gerais.

Ainda segundo o parlamentar, “a quitanda ocupa lugar de destaque entre as manifestações gastronômicas associadas à identidade mineira, e precisa ser valorizada.”

Esta semana, Belo Horizonte reuniu alguns dos mais renomados chefs do país, acadêmicos e amantes de uma boa comida no 2º Congresso Mineiro de Gastronomia, que teve a participação de mais de 2 mil pessoas.

O evento teve cozinhas, aulas-show, degustações, exposição de produtos, palestras, workshops e oficinas.

O evento também discutiu sustentabilidade e empreendedorismo. Com tanto sucesso, Marcelo Wanderley, secretário-executivo da Frente de Gastronomia Mineira, já antecipa: a edição 2017 está confirmada.

“Ano que vem está garantido. Faremos um congresso com temas surpresa para a sociedade. A proposta é trazer todos os festivais gastronômicos do estado para um só local”, disse.

 

(RG)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)