(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Operação prende quadrilha especializada em roubos de celulares no Centro de BH

Ao todo, 10 pessoas foram presas pela Polícia Civil. Centenas de aparelhos foram apreendidos


postado em 01/12/2016 14:34 / atualizado em 01/12/2016 21:03

Investigações apontaram que a quadrilha agia no Centro de Belo Horizonte(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A.Press)
Investigações apontaram que a quadrilha agia no Centro de Belo Horizonte (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A.Press)

Uma operação da Polícia Civil terminou na prisão de 10 pessoas envolvidas com roubos e furtos de celulares no Centro de Belo Horizonte. Os aparelhos chegam a ser vendidos nos mesmos lugares. Centenas de telefones foram apreendidos. O resultado das ações foi divulgado nesta quinta-feira. Para tentar impedir o aumento de crimes no período antes do Natal, foi lançada a Operação Barbas de Molho, que prevê a presença ostensiva de policiais civis e guardas municipais nas ruas de toda a capital mineira.

A investigação que culminou com 10 prisões na quarta-feira começou há três meses. De acordo com a delegada Giomara Soares, que é titular da 4ª Delegacia Centro, apenas um dos presos faz exclusivamente a receptação. Todos os outros estão acostumados a cometer os assaltos e furtos e a maioria tem passagens na polícia por esses crimes, além do tráfico de drogas. A chefe das investigações explica que o grupo agia de duas formas. Roubava e revendia imediatamente no varejo, mas também abastecia shoppings populares.

Centenas de aparelhos de procedência duvidosa foram apreendidos de três estabelecimentos do Centro, mas a maioria estava dentro de caixas e embalagens como se estivessem novos, o que também indica a possibilidade de contrabando e falsificação, pois estavam sem nota fiscal. A operação teve ação conjunta das receitas Estadual e Federal.

Centenas de celulares foram apreendidos durante a operação(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A.Press)
Centenas de celulares foram apreendidos durante a operação (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A.Press)


Segurança nas ruas

O resultado da investigação que prendeu 10 ladrões de celulares foi divulgado junto com a abertura da Operação Barbas de Molho, que prevê a presença ostensiva de policiais civis e guardas municipais nas ruas de toda a capital mineira até 25 de dezembro. O objetivo é aumentar a sensação de segurança da população e tentar diminuir os números de crimes contra o patrimônio.

Segundo o delegado Rogério de Melo Franco, chefe do 1º Departamento da Polícia Civil, 400 policiais serão usados com esse sentido de forma progressiva. “A intenção é proporcionar mais tranquilidade no Natal para as pessoas fazerem suas compras com segurança”, afirma o delegado. Apesar de a operação prever uma função que normalmente não é exercida pela Polícia Civil, o delegado garantiu que as atividades de investigação não serão prejudicadas.

 

(RB)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)