(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Belo Horizonte amanhece sem coleta de lixo nas ruas

Vários pontos da cidade estão repletos de materiais pra descarte, mas caminhões que deveriam ter passado na noite de ontem ainda não apareceram


postado em 29/11/2016 10:59 / atualizado em 29/11/2016 12:51

Jair Amaral/EM/D.A PRESS(foto: Lixo na Rua Guarani com Rua Carijós, no Centro de BH)
Jair Amaral/EM/D.A PRESS (foto: Lixo na Rua Guarani com Rua Carijós, no Centro de BH)
Belo Horizonte amanheceu com montanhas de lixo nos pontos de coleta noturna da cidade na manhã desta terça-feira. A Prefeitura de BH, por meio da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), suspendeu o serviço depois de ter sido notificada pela Superintendência Regional do Trabalho (SRT) para que altere a forma de transporte dos garis nos cerca de 200 caminhões da cidade. O órgão do Trabalho entendeu que não há segurança suficiente quando os garis estão nos estribos dos caminhões, exigindo que eles passem a andar dentro da cabine. 

No Centro da cidade, onde a coleta é noturna e diária, várias montanhas de lixo se acumulam nas esquinas na manhã de hoje. Na esquina das ruas dos Guaranis e dos Caetés, por exemplo, além do descarte normal dos comércios, também se acumulava o lixo da varrição. Nos Bairros Santa Tereza e Floresta, Leste de BH, a coleta é noturna e acontece três vezes por semana. Ontem, os caminhões não passaram e deixaram ruas como a Pouso Alegre, na Floresta, e a Cristal, no Santa Tereza, repletas de lixo. 

A reportagem esteve na SLU da Avenida dos Andradas, no Centro, e confirmou com funcionários que três empresas terceirizadas da coleta (Localix, KTM e Consita) pararam seus caminhões à espera de uma decisão da PBH. Serviços como a varrição de ruas e a coleta parada continuam normalmente. A coleta parada consiste no recolhimento de materiais que não são recicláveis, mas que normalmente são enviados aos depósitos como se fossem.

A reportagem procurou a assessoria de comunicação da SLU para comentar a situação, mas o órgão informou que ainda está preparando uma resposta sobre o assunto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)