(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Buscas por quinta vítima da chuva em Nicolândia completam uma semana

Aproximadamente 18 homens do Corpo de Bombeiros fazem uma varredura pela cidade para encontrar o corpo Maria Soares Ferreira, de 68 anos


postado em 26/11/2016 10:13

Casas foram destruídos e veículos arrastados pela enxurrada(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
Casas foram destruídos e veículos arrastados pela enxurrada (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)

As buscas pela quinta vítima da chuva em Nicolândia, distrito do município de Resplendor, no Vale do Rio Doce, completam uma semana neste sábado. Aproximadamente 18 homens do Corpo de Bombeiros fazem uma varredura pela cidade para encontrar o corpo Maria Soares Ferreira, de 68 anos, que foi levada pela tromba d'água que atingiu a comunidade.

Maria Soares estava dentro de casa com o marido, Hermínio Gomes, de 64, que também morreu durante o temporal, quando foi arrastada pela água. Segundo familiares das vítimas, a casa onde eles estavam foi destruída pelo temporal. O corpo de Hermínio foi encontrado no domingo. Outras três pessoas morreram. Hildo Damasceno, de 73, que era cadeirante, Rita de Fátima Rufino, de 42, e o marido dela, Roberto Carlos Rufino, de 46.

O temporal atingiu a comunidade entre a noite de sexta-feira e se estendeu para o sábado. Três córregos que cortam o distrito encheram e arrasaram vários imóveis. O Estado de Minas esteve no local e mostrou a destruição. Antes mesmo de entrar da cidade, já é possível notar a força que água adquiriu. A ponte sobre o Córrego Floriano Vitt sofreu avarias e foi interditada e só foi liberada depois de ser soterrada.

Moradores contaram que animais de grande porte, como cavalos e bois, foram arrastados pela água. Alguns chegaram a ficar presos em paredes de casas com a força da correnteza. Pelo menos 160 imóveis foram destruídos no temporal.

Chuva em Minas

Outras cidades mineiras sofrem por causa da chuva. Nessa sexta-feira, o município de Marilac, também no Rio Doce, ficou isolado após a queda da ponte sobre o Córrego do Bugre, principal ligação com Governador Valadares. Para piorar a situação dos cerca de 4,2 mil habitantes, a população foi informada de que o abastecimento de água foi suspenso temporariamente, sem data para retomada, pois o sistema de captação no Rio São Matias também foi afetado.

A estrutura que se rompeu ficava na MGC-451 e foi levada pela correnteza pela manhã. De acordo com o sargento Rinaldo Rezende Pinheiro, da 8ª Companhia de Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito, quando a equipe fez contato com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), a ponte ainda não havia cedido completamente. Segundo ele, o órgão informou que uma equipe iria até o local. Moradores estão tentando recorrer a um desvio que passa por Virgolândia e Coroaci, que aumenta a viagem de cerca de 60 para 160 quilômetros. O isolamento afetou o comércio, gerando também receio do desabastecimento de alimentos nas mercearias da cidade.

Dados da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), divulgados neste sábado, mostram que duas cidades decretaram situação de emergência por causa da chuva, Resplendor e Itueta. Outros seis municípios registraram eventos adversos por causa do temporal. O número de desalojados subiu para 401, desabrigados 127. Já foram registradas quatro mortes e uma pessoa segue desaparecida. Outras 14 pessoas ficaram feridas.

Os temporais provocaram a destruição de 42 casos e danos em outras 117. Uma ponte foi danificada e outras duas totalmente quebradas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)