(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Armários de professores são arrombados em escola de Contagem

Notebook, dinheiro e outros pertences foram levados. Sindicato afirma que este é o quinto crime do tipo registrado neste ano na instituição


postado em 07/11/2016 11:34 / atualizado em 07/11/2016 11:49

(foto: Sind-UTE Contagem/Divulgação)
(foto: Sind-UTE Contagem/Divulgação)
A polícia está à procura dos criminosos que arrombaram uma escola estadual de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) Contagem, esta é a quinta vez que a Escola Estadual Padre José Maria D’Man é invadida neste ano.

A instituição de ensino fica no Bairro Monte Castelo. O crime foi descoberto na manhã desta segunda-feira, quando os funcionários chegaram para trabalhar. “Ontem teve o Enem e direção fechou por volta das 21h, trancou todas as salas. E, hoje de manhã, encontraram a sala dos professores arrombada. São 70 armários, arrombaram os cadeados”, explica o diretor do Sind-UTE Contagem, Gustavo Olímpio.

Segundo ele, foram furtados R$ 900 que os alunos juntaram para a festa de formatura e estavam sob a guarda da escola, uma caixa de som e o computador de um professor. “Ele usava na aula. Todo o material didático dele estava no notebook. É o segundo em um mês. No dia 11 de outubro também roubaram um notebook dele”, diz Olímpio.

A Polícia Militar (PM) foi chamada para registrar a ocorrência. Conforme o diretor do Sind-UTE, a escola está pedindo um vigia noturno para evitar este tipo de crime. A instituição contava com sistema de segurança, mas ele foi danificado em outro crime. “A câmera não funciona porque no ano passado, quando a direção foi incendiada, o sistema que grava queimou e não repuseram”, afirma Gustavo Olímpio.

(foto: Sind-UTE Contagem/Divulgação)
(foto: Sind-UTE Contagem/Divulgação)
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Educação informou que soube do caso nesta manhã. “De acordo com a direção da escola, os criminosos arrombaram armários da sala dos professores, dos quais foram levados vários pertences pessoais de servidores, como materiais didáticos, notebook e caixa de som, e também entraram na cantina da escola, de onde levaram alguns alimentos”, diz a nota. “ A escola já foi alvo desse tipo de crime pelo menos outras três vezes no segundo semestre deste ano”.

De acordo com a Secreatria, a Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B, responsável pela coordenação da escola, vai até a unidade oferecer suporte à direção no levantamento dos danos, e também para discutir possíveis medidas preventivas, inclusive solicitar à PM um reforço no policialmento.

“O muro da escola é cercado por concertinas e o prédio conta com grades em portas e janelas. Algumas grades foram danificadas em outros arrombamentos. Atualmente a escola não conta com equipamentos de segurança eletrônica, que também foram danificados durante uma ação de criminosos”, diz a Secretaria de Estado de Saúde.

A escola tem cerca de 1.560 alunos nos três turnos, sendo 540 no turno da manhã, que tve as aulas paralisadas nesta segunda-feira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)