(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo federal cobra medidas para evitar risco de novo desatre em Mariana

Representantes da Samarco apresentaram balanços de ações de recuperação dos danos causados pelo rompimento da Barragem de Fundão, além de esforços preventivos visando ao período de chuvas


postado em 03/11/2016 20:14 / atualizado em 03/11/2016 23:14

O governador mineiro esteve na reunião em que foi apresentado balanço de ações de recuperação (foto: Carolina Antunes/Presidência da República)
O governador mineiro esteve na reunião em que foi apresentado balanço de ações de recuperação (foto: Carolina Antunes/Presidência da República)
O presidente da República Michel Temer e os governadores de Minas, Fernando Pimentel, e do Espírito Santo, Paulo Hartung, participaram de reunião com representantes da Samarco para cobrar medidas que evitem um novo desastre ambiental na Bacia do Rio Doce na temporada de chuvas. Também estiveram no encontro ministros e autoridades de outros setores.

A reunião acontece próximo do marco de um ano do rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana, na Região Central de Minas, que será atingido no sábado. O reservatório pertence à Mineradora Sarmaco, empresa controlada pela Vale e BHP Billiton.

No desastre, morreram 19 pessoas, dezenas ficaram feridas, o subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana, foi devastado e o Rio Doce foi tomado pelos rejeitos de minério que chegaram à sua foz, em Linhares, no Espírito Santo.

De acordo com o Planalto, o presidente Michel Temer pediu que sejam tomadas medidas necessárias para evitar riscos à vida e ao meio ambiente durante período de chuvas na Região Sudeste. Temer orientou sua equipe a manter atenção e acompanhamento permanente para garantir respostas rápidas em caso de necessidade.

“O presidente Michel Temer recordou a proximidade da estação de chuvas na Região Sudeste e sublinhou ser indispensável que sejam implementadas todas as medidas necessárias para que se evitem riscos renovados à vida e ao meio ambiente”, afirmou o porta-voz Alexandre Parola.

Os ministros do Meio Ambiente, Sarney Filho, Minas e Energia, Fernando Filho, e Integração Nacional, Helder Barbalho, participaram da reunião, em que estava também a presidente do Ibama, Suely Mara Vaz, entre outras autoridades.

Mineradora faz relato de ações preventivas



A Samarco informou que seu diretor-presidente, Roberto Carvalho, e diretor de projetos, Maury Souza, participaram do encontro, no qual a empresa apresentou o status das ações de recuperação e os esforços preventivos visando ao período chuvoso.

O presidente da Vale, Murilo Ferreira, o diretor nacional da BPH Billiton, Flávio Bulcão, também participaram da reunião, bem como o presidente da Fundação Renova, Roberto Waack, que também fez um balanço das ações de recuperação socioambiental e socioeconômica.

Segundo o governo federal, o encontro permitiu avaliar o estágio das medidas tomadas até o momento para a recuperação da região e reforçou a necessidade de promover a coordenação entre as ações conduzidas pelos diversos órgãos públicos e privados.

Outra preocupação é a possibilidade de a lama e rejeitos acumulados voltarem para o leito dos rios durante a temporada de chuvas na região. Durante o encontro, Temer solidarizou-se com as vítimas do rompimento da barragem e enfatizou que a “normalidade da vida na região só será plenamente restaurada quando as pessoas afetadas puderem, finalmente, retornar às suas casas e retomar suas atividades econômicas e sociais”, reportou o porta-voz.

 

(RG)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)