(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Antigos moradores vão voltar a Bento Rodrigues para homenagear seus mortos

Celebração será na Igreja Nossa Senhora das Mercês, que fica na parte alta e não foi atingida pelo mar de lama que provocou o maior desastre socioambiental do país


postado em 01/11/2016 19:44 / atualizado em 01/11/2016 23:20

Lama poupou a Igreja Nossa Senhora das Mercês, que fica na parte alta de Bento Rodrigues(foto: Túlio Santos/EM/D.A PRESS)
Lama poupou a Igreja Nossa Senhora das Mercês, que fica na parte alta de Bento Rodrigues (foto: Túlio Santos/EM/D.A PRESS)

Moradores de Bento Rodrigues, subdistrito de Mariana, na Região Central de Minas, voltam nesta quarta-feira, Dia dos Finados, ao lugarejo devastado pela tragédia que matou 19 pessoas com o rompimento da Barragem de Fundão, para rezar pelos seus mortos.

A celebração do Dia dos Finados será na Igreja Nossa Senhora das Mercês, que fica na parte alta e não foi atingida pelo mar de lama que provocou o maior desastre ambiental do país, que completa um ano no próximo sábado.

“Tenho meu pai, minha mãe, minha avó e um tio enterrados no cemitério de Bento Rodrigues, onde a lama não chegou. O cemitério antigo, na parte baixa, e que foi encoberto pela lama, já estava desativado há muitos anos”, conta a comerciante Sandra Quintão, de 44 anos, que era dona de restaurante no subdistrito e perdeu tudo.

Segundo Sandra, a missa dos finados já era uma tradição em Bento Rodrigues, com todos os participantes levando flores para os seus parentes mortos. O Dia dos Finados deste ano, segundo ela, será uma homenagem especial às pessoas que perderam a vida com o rompimento da barragem.

Depois da tragédia, o cemitério de Bento Rodrigues recebeu mais três corpos. Eram sobreviventes da lama que tinham ido morar em Mariana e que manifestaram desejo de serem sepultados no antigo lugarejo, onde sempre viveram.

“Morreram o Henrique, a Sueli e um rapaz conhecido por Mudinho. Seu Henrique morreu de desgosto. Ele tinha um terreno enorme dentro de Bento Rodrigues e morava sozinho. Criava vacas e vendia leite. Perdeu tudo e foi morar em Mariana. Entrou numa depressão profunda e se recusou a tomar os remédios para o coração. Queria voltar de qualquer jeito para o Bento, mas morreu há três meses”, conta Sandra.

No sábado, cerimônias cívica e religiosa serão celebradas no Centro de Convenções de Mariana, às 16h, com homenagens a voluntários que prestaram serviços relevantes durante a tragédia.

Na ocasião, o prefeito Duarte Junior vai apresentar um balanço das ações e doações recebidas pelo município. Às 19h, uma missa será celebrada na Igreja Sagrado Coração de Jesus.

Às 17h30 de domingo, a Força Aérea Brasileira fará uma homenagem ao povo brasileiro pela solidariedade prestada com a tragédia e mostrar ao mundo que é preciso seguir em frente.

A Esquadrilha da Fumaça vai sobrevoar a cidade fazendo o show de acrobacias. O evento acontece no Parque de Exposições da Mina Del Rey e a entrada é franca.

A Escola Municipal Bento Rodrigues apresentará a exposição do "Projeto Bento Rodrigues: Nossa história, nossa vida". O trabalho dos alunos, professores e equipe pedagógica da escola resgata memórias do subdistrito. Será no sábado, no Centro de Convenções de Mariana. Os alunos vão apresentar vídeos em homenagem às vítimas da tragédia e ao União São Bento Futebol Clube


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)