(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Atingidos por Barragens percorrem caminho inverso ao da lama da Samarco

Manifestantes deixaram a cidade de Regência (ES), onde o Rio Doce se encontra com o mar, e devem chegar a Mariana, na Região Central de Minas, na quarta-feira


postado em 31/10/2016 21:28 / atualizado em 01/11/2016 10:45

Cerca de 300 pessoas deixaram a foz do Rio Doce em sete ônibus com destino a Mariana(foto: Divulgação MAB)
Cerca de 300 pessoas deixaram a foz do Rio Doce em sete ônibus com destino a Mariana (foto: Divulgação MAB)

Integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) começam um protesto nesta segunda-feira em Regência, no litoral do Espírito Santo, e devem percorrer de ônibus as margens do Rio Doce e afluentes até o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, Região Central de Minas, para mostrar os estragos do rompimento da Barragem do Fundão, um ano depois do desastre que matou 19 pessoas e provocou a maior tragédia socioambiental do país. A marcha, denominada “Um ano de lama e luta”, deve chegar ao destino na quarta-feira.

Na noite desta segunda-feira, manifestantes ocuparam a linha de trem da Vale, em Mascarenhas, distritos de Baixo Guandu (ES). Segundo eles, os moradores da comunidade “dependiam majoritariamente da pesca, que praticamente se extinguiu devido aos rejeitos da Samarco (Vale/BHP Billiton)”. Ainda de acordo com eles, a mobilização faz parte da marcha dos atingidos da Bacia do Rio Doce, que refaz o caminho contrário da lama, de Regência (ES) a Mariana (MG).

Dez crianças participam da marcha dos atingidos pelo caminho da lama. “Esta é a primeira experiência da Ciranda Infantil do MAB após o início do curso nacional de formação de cirandeiros do movimento. O objetivo é que as crianças possam acompanhar os pais e irem se inserindo nas atividades, discutindo as temáticas na busca por entender o que é essa tragédia criminosa”, postou o MAB em sua página em uma rede social. Em Mariana, os integrantes da marcha vão participar do Encontro dos Atingidos da Bacia do Rio Doce, de quarta a sábado.

 

(RG)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)