(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Defesa Civil nacional verifica implantação de sistemas de alertas na região de Mariana

Equipes do Ministério da Integração Nacional fazem vistoria para verificar as medidas para alertar a população em caso de novas tragédias na região


postado em 31/10/2016 10:46 / atualizado em 31/10/2016 19:05

Um simulado de evacuação será realizado nas proximidades da represa de Candonga(foto: Euler Junior/EM/D.A Press - 29/11/2015)
Um simulado de evacuação será realizado nas proximidades da represa de Candonga (foto: Euler Junior/EM/D.A Press - 29/11/2015)

Próximo a completar um ano do rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, equipes do Ministério da Integração Nacional fazem uma visita a cidades atingidas pela tragédia. O objetivo é verificar a implantação e funcionamento de sistemas de alertas, além de um plano de evacuação da população em caso de novos eventos. As ações serão coordenadas pelo Secretario Nacional de Proteção e Defesa Civil, Renato Ramlon. Ele já está em Minas Gerais junto com uma equipe da Defesa Civil. As reuniões serão fechadas.

O rompimento da barragem em Mariana aconteceu em 5 de novembro. A lama de rejeitos que desceu com a tragédia matou 18 pessoas e deixou uma desaparecida. Municípios e comunidades foram totalmente arrasadas. Além disso, provocou enormes danos ambientais com destruição de vegetações nativas e poluição do Rio Doce.

O secretário e técnicos da Defesa Civil vão verificar in loco todas as ações que estão sendo implantadas pela Samarco desde o dia da tragédia. Também vai reunir com autoridades municipais e do Governo do Estado para discutir a implantação e funcionamento de sistemas de alertas.

Outro ponto que será verificado pelo órgão é a evacuação de cidades próximas da Hidrelétrica Risoleta Neves, mais conhecida como Candonga, administrada pelo Consórcio Aliança, na Zona da Mata mineira. A barragem conseguiu segurar um volume grande de rejeitos, mas chegou a ter o risco de ceder.

A preocupação é com a chuva que poder carrear mais rejeitos que ainda descem da barragem de Fundão até a hidrelétrica. Para evitar o risco de colapso, a Samarco faz a dragagem do material que ainda está próximo a Candonga. Além disso, começou a construir um dique, chamado de S4, em Bento Rodrigues, para diminuir os efeitos que podem ser provocados pela chuva.

Em 8 e 9 de novembro, será realizado um exercício de evacuação com a população nos municípios abrangidos pelas represas de Candonga e Samarco.

Empresa afirma que há monitoramento constante

Por meio de nota, a Samarco informou que a unidade de Germano recebeu equipamentos para a inspeção dos diques e demais estruturas de barragem. “Novas câmeras, cinco radares de precisão milimétrica, estação meteorológica, drones e sismógrafo possibilitaram mais informações para a sala de monitoramento, onde uma equipe de 55 profissionais acompanha, 24 horas por dia, a situação das áreas remanescentes das barragens”, diz o comunicado.

Segundo a mineradora, foram instaladas ainda 20 sirenes, cinco na planta e 15 em localidades situadas entre a barragem e a cidade de Barra Longa. “A população local, por meio de simulados realizado pela Defesa Civil em parceria com a Samarco, instrui os moradores sobre como proceder e chegar aos pontos de encontro assim que soar o alerta desses mecanismos”, explica.

Ainda, conforme a Samarco, a sala de monitoramento funciona 24h por dia durante os sete dias da semana. Para auxiliar no trabalho de monitoramento e segurança dos diques e das barragens de Germano e Santarém, a mineradora utiliza ferramentas de alta tecnologia.

“O acompanhamento das estruturas é feito em tempo real, na sala de monitoramento, por meio de radares, câmeras, medidores de nível d’água (piezômetros), acelerômetros, estação robótica e com checagem por satélite (medição de deslocamentos) e visual, entre outros”, pontuou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)