(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Corpo de torcedor cruzeirense que morreu no Mineirão é velado na Região Leste de BH

O sepultamento está marcado para acontecer às 16h no Cemitério da Saudade. Torcidas organizadas prometem fazer um ato nesta tarde no local


postado em 28/10/2016 10:12 / atualizado em 28/10/2016 12:20

Eros Dátilo Belisário morreu ao se envolver em confusão com seguranças do Mineirão(foto: Reprodução / Facebook)
Eros Dátilo Belisário morreu ao se envolver em confusão com seguranças do Mineirão (foto: Reprodução / Facebook)
Familiares e amigos do Eros Dátilo Belisário, de 37 anos, prestam as últimas homenagens a ele nesta sexta-feira. O corpo do torcedor cruzeirense está sendo velado desde o início da manhã no Cemitério da Saudade, no bairro de mesmo nome, na Região Leste de Belo Horizonte. O sepultamento está marcado para acontecer às 16h. Torcidas organizadas prometem fazer um ato nesta tarde no local.

A Polícia Civil vai investigar a hipótese de homicídio no episódio que resultou na morte de Eros durante jogo entre Cruzeiro e Grêmio, pela semifinal da Copa do Brasil’2016, quarta-feira à noite, no Mineirão, em Belo Horizonte. De acordo com a diretora do Instituto Médico-Legal (IML), a legista Lena Lapertosa, o corpo dele apresentava sinais externos de trauma. Apesar dos indícios de que as lesões por si só não justificassem a morte, somente os exames anatomopatológico e toxicológico, que ficarão prontos em até 30 dias, vão revelar a verdadeira causa da morte, a terceira nas dependências do estádio.

O delegado da Homicídios Luís Otávio Mattozinhos instaurou inquérito e ouviu ontem o segurança Gleison Alexandre dos Santos, de 42, que trabalhava na hora do jogo e teria imobilizado Eros quando ele tentava mudar de setor no estádio, ao lado de outro cruzeirense. O agente foi ouvido e liberado. Testemunhas também prestaram depoimento à Polícia Civil, que não divulgou o teor das informações para não prejudicar as investigações.

Duas testemunhas, um homem e uma mulher, disseram à PM que presenciaram o torcedor ser abordado por dois seguranças. Segundo eles, Eros foi agredido por Gleison, que teve apoio do colega para levar o torcedor para dentro de uma sala, onde teriam permanecido por cerca de 15 segundos. As testemunhas disseram que o torcedor saiu de lá carregado pelos seguranças, já desacordado. Não há consenso, porém, em relação ao tempo em que o rapaz esteve no cômodo. Outras pessoas relataram à PM que o homem ficou cerca de cinco minutos no local, de onde saiu inconsciente.

Em depoimento à PM, Gleison alegou que foi agredido e que reagiu usando de força física ao tentar impedir os torcedores de invadir um setor. Segundo relato do boletim de ocorrência, Eros foi mobilizado pelo segurança e começou a passar mal. De acordo com a Polícia Militar, o torcedor foi levado para atendimento no posto médico do Mineirão. Depois, foi transferido para o Hospital Odilon Behrens, onde já chegou sem vida, às 23h07, com múltiplos traumas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. O paciente foi transportado em uma ambulância privada que atende no estádio. A morte foi oficialmente declarada às 23h16, segundo a secretaria.

A Minas Arena, empresa responsável pela gestão do Mineirão, divulgou nota lamentando o episódio e informando que “se solidariza com a família do torcedor nesse momento de dor”. Disse, ainda, que “a concessionária, que administra o estádio tem total interesse no esclarecimento do assunto de forma séria e verdadeira”.

A empresa Prosegur, para quem os seguranças trabalham, também divulgou nota lamentando o ocorrido. “A companhia ressalta que está colaborando com as autoridades na investigação dos fatos”, diz o texto. A diretoria do Cruzeiro se manifestou declarando que “viu com grande tristeza a notícia sobre a morte do torcedor”. “O clube está acompanhando de perto os esclarecimentos do fato, para que toda a sociedade possa ser informada sobre os motivos que levaram nosso torcedor a óbito”, informou.

De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Eros tinha passagens pelo Juizado Especial Criminal por contravenção. Em uma ação penal ainda em fase de inquérito, respondia por lesão corporal em decorrência de violência doméstica, acusado de agredir uma mulher.

Organizada

Segundo integrantes da torcida organizada Pavilhão Independente, da qual Eros era integrante, a confusão começou depois que ele tentou mudar de setor no estádio, lotado durante o jogo que bateu recorde de público em partidas entre clubes, com 50.715 pagantes. “Nós sempre ficamos no setor laranja, atrás de um dos gols. Mas, por causa da grande procura de ingressos, ele não conseguiu comprar o bilhete para lá. Conseguiu o do setor vermelho, que fica em cima. Durante o jogo, tentou passar para baixo e se envolveu na confusão com os seguranças”, explica Leonardo Barreto, de 33, um dos diretores da agremiação.

O tumulto se estendeu para áreas internas do estádio, segundo Barreto. “Os seguranças levaram ele para uma salinha que tem em um ponto cego do estádio e pouco tempo depois o Eros apareceu no corredor, já caído e passando mal”, contou. O torcedor afirma que o caso pode ter relação com uma briga que aconteceu no jogo entre Cruzeiro e Corinthians, na semana passada. “Alguns integrantes da Pavilhão brigaram e os seguranças foram apartar. Porém, todos se voltaram contra eles”, comentou.

Os torcedores cobram justiça e investigação do episódio. “Queremos que tudo seja esclarecido, pois ele sofreu vários traumas no corpo. Pode ter sofrido um infarto depois, mas por causa dessas lesões”, disse. “Não estou falando que o Eros estava certo ou errado, mas o que os seguranças deveriam ter feito era retirá-lo do estádio ou entregá-lo à polícia. Isso seria o correto”, completou o diretor da Pavilhão Independente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)